A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) suspendeu todos os eventos culturais públicos e presenciais que estavam marcados para ocorrer em janeiro em decorrência do avanço dos casos de Covid-19 e Influenza A no estado.
O comunicado foi publicado na manhã desta sexta-feira (7) e será reavaliado no fim do mês de janeiro a partir das determinações do Comitê Estadual de Enfrentamento da Pandemia.
(..) “A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará anuncia a suspensão das programações culturais presenciais durante o mês de janeiro em sua Rede Pública de Equipamentos, em consonância com as medidas preventivas do novo decreto que entrou em vigor nesta quinta-feira (6/1) em todo Ceará e que limita a capacidade de público em eventos festivos em espaços públicos”, escreveu no documento.
Conforme a Secult, durante o mês de janeiro, “prevalecerá uma programação cultural on-line com transmissão nos canais e plataformas digitais dos equipamentos”. Mais detalhes sobre o funcionamento da rede pública de equipamentos serão fornecidos nas próximas semanas.
Eventos de pré e carnaval suspensos – O governador Camilo Santana suspendeu todos os eventos de pré-carnaval e carnaval em espaços públicos no Ceará por um mês. Já os outros eventos festivos e sociais, como casamentos e formaturas, tiveram capacidade de público reduzida também por 30 dias. As novas regras passaram a valer nesta quinta-feira (6).
A capacidade de público atualmente é de 250 pessoas em ambientes fechados para eventos festivos, sociais e corporativos e 500 em ambientes abertos. A decisão reduz em dez vezes a atual capacidade permitida no estado, que é de 2.500 pessoas em locai fechado e 5.000 em locais abertos.
Eventos e shows privados que estavam marcados para ocorrer durante janeiro em Fortaleza foram suspensos ou adiados em decorrência do novo decreto estadual.
Ômicron predominante – Na atualização do decreto, o governador comentou que as medidas acontecem por conta do atual cenário epidemiológico do estado, que enfrenta a propagação da variante ômicron do coronavírus e da influenza A H3N2.
(..) “Já tem uma sinalização que a ômicron é a variante predominante aqui no estado do Ceará; é uma variante, os estudos científicos mostram, que tem alta capacidade de disseminação, é muito rápida e, aqui, somada a questão da ômicron, nós estamos tendo uma síndrome respiratória muito forte no mês de janeiro, que é atípica”, explicou o governador.
Camilo antecipou a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 em dois dias, para esta quarta, por causa do aumento de casos confirmados de Covid-19 e influenza no Ceará. Ele já havia sinalizado mudanças no decreto de isolamento social, especialmente, para maior restrição na realização de eventos festivos.
Além disso, o número de atendimentos por síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) subiu mais de 1000% no mês de dezembro, em comparação com o mês de novembro. Segundo dados do IntegraSUS, o índice de atendimentos por gripe saiu de 415 pacientes atendidos para 4.890. Já por Covid-19, o aumento foi de 787 para 1.252.
*** Informações com 👉 g1 Ceará
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008 e TIM (88) 9.9736-3674.
ATENÇÃO:
** SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
** CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui