RIO — Mil quatrocentos e sessenta e um dias ou quatro anos. A forma de contar o tempo não importa. Amanhã, as famílias da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, assassinados em 14 de março de 2018, vão cobrar mais uma vez das autoridades a solução do crime que chocou o país. E, numa nova tentativa de responder à pergunta “Quem mandou matar Marielle e Anderson?”, a força-tarefa criada pelo Ministério Público do Rio (MPRJ) decidiu dar um passo atrás e revisitar os dados levantados até agora em busca de detalhes desapercebidos que possam ter passado no labirinto da investigação.
A compra de uma nova versão do programa do equipamento israelense Cellebrite, que extrai e recupera dados deletados de celulares, é um dos caminhos para elucidar o caso. O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRJ, que também chefia a força-tarefa do Caso Marielle e Anderson, Bruno Gangoni, ressaltou que o avanço da investigação depende dessa reanálise de provas, uma vez que, no primeiro ano do caso, houve muita pressão para se resolver o duplo homicídio. Não à toa, em março de 2019, foram presos o sargento reformado da PM Ronnie Lessa e o ex-policial militar Élcio de Queiroz, acusados de serem os executores. Para Gangoni, com mais promotores debruçados sobre o caso, atualmente são oito, além de mais analistas, aumentaram as chances de encontrar alguma nova pista:
— Estamos dedicados, escutando áudios e vendo imagens. Tem muito material que ainda não foi analisado. Recebemos imagens novas da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), a que nunca tivemos acesso antes. A prova é praticamente digital nesse homicídio, e as empresas de tecnologia vão se aperfeiçoando. Por isso, vamos passar os telefones do Lessa no novo programa do Cellebrite, para extrair dados que não conseguimos antes — explicou o promotor.
Dois nomes
O Gaeco recebeu da Polícia Civil 1.300 imagens novas na última terça-feira, a poucos dias de o crime completar quatro anos. Questionado sobre a demora na entrega desse material, Gangoni disse que é preciso ver antes se há algo relevante nos dados. Já a Polícia Civil respondeu que não comentaria provas sob sigilo.
Segundo o promotor, as linhas de investigação sobre o mandante da morte de Marielle estão focadas em dois nomes: o do ex-vereador Cristiano Girão, que cumpriu pena por participação em milícia, e o do conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Domingos Brazão. O primeiro é suspeito de contratar Lessa para executar um rival nos negócios da milícia na comunidade Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio. Girão encontra-se preso por isso. Já Brazão responde a um processo por obstrução da Justiça, no qual é acusado pela Procuradoria-Geral da República de atrapalhar as investigações do duplo homicídio.
*** Informações com 👉 Jornal Extra
São mais de 50 anos de atividades, sempre zelando pela qualidade nos medicamos e excelência no atendimento. Endereço: Rua Antônio Martins 308 – Centro. Entrega em domicílio pelo telefone: (88) 9.9795-9307. Prestamos serviços: – Aplicação de injetáveis -. Aferição de pressão -. Recebemos pagamento via Pix – Trabalhamos com todos os tipos de cartão – 10% em toda linha de medicamentos éticos – Descontos de até 30% em toda linha de genéricos e similares.
OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO – ALUGAMOS PONTO COMERCIAL NO CENTRO COMERCIAL IPU
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008 e TIM (88) 9.9736-3674.
ATENÇÃO:
** SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
** CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui