A chuva forte na manhã desta segunda-feira (1104/2022) alagou ruas e formou uma “cachoeira” em um postou de saúde em Fortaleza. Há pontos de alagamento nos bairros Centro, Praia de Iracema, Benfica, Aldeota, entre outros.
Chove na capital cearense desde o dia 3 de março. São 40 dias consecutivos de precipitações, que já se aproximam do recorde registrado em 2003, quando choveu no município por 51 dias seguidos.
No cruzamento da Rua Tijipio com a Rua Itapipoca, na Praia de Iracema, a água da chuva cobriu as calçadas e a pista, formando um lago. O mesmo aconteceu na Rua Leandro Monteiro, no Benfica e na Rua Gonçalves Lêdo, na Aldeota.
Já no Centro, a chuva alagou o cruzamento na Rua Pedro Primeiro, esquina com a Rua Senador Pompeu, onde a água encobriu as calçadas dos comércios e dificultou o trânsito na região.
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza teve 22,2 milímetros de chuva no intervalo de 19h de domingo (10) até as 7h de hoje. Também foram registradas precipitações de 15,2 milímetros no posto Castelão.
‘Cachoeira’ em posto de saúde – Por conta da precipitação de hoje, uma “cachoeira” de se formou no Posto de Saúde Anastácio Magalhães, na Rua Delmiro de Farias, no Bairro Rodolfo Teófilo. A cena, registrada pela moradora Andréia, mostra a água descendo pelo teto e ficando empossada na unidade, prejudicando pacientes e funcionários.
“As pessoas não conseguem transitar no posto, está tudo molhado, cheio de infiltração”, afirma a moradora.
Em março, a capital cearense teve o maior volume para o mês desde que esse índice passou a ser registrado, 1973, ano de criação da Funceme. Conforme o balanço, o observado mensal foi de 638,4 milímetros, superando os 617,4 mm de março de 1986.
Além do recorde, as chuvas da capital representaram ainda o maior acumulado entre os 184 municípios cearenses. Em seguida aparecem Granjeiro e Várzea Alegre, ambos no Cariri, com 551,7 e 551,5 milímetros, respectivamente.
Motivo de tanta chuva
Segundo a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, as precipitações na cidade, assim como no restante do Ceará, exceto na região Sul, são ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico em atividade nos trópicos.
Até o momento, a maior chuva já registrada em Fortaleza, foi no posto pluviométrico do Bairro Caça e Pesca, entre os dias 28 e 29 de março, com 135,8 milímetros. Outro bom registro ocorreu entre os dias 27 e 28 de março com 88 milímetros.
Previsão
Segundo Rafaela Gomes, meteorologista da Funceme, choveu em cerca de 80 municípios do Ceará, com o maior acumulado na cidade de Jardim, com 80 milímetros.
A previsão para esta segunda-feira é de tendência de chuva em todas as macrorregiões. “Podendo variar de moderada a forte na Ibiapaba, Sertão Centro, Inhamuns, macrorregião de Jaguaribe, Maciço e em toda faixa litorânea, incluindo litoral de Fortaleza, onde está inserida a capital e grande parte da Região Metropolitana”, disse Rafaela Gomes.
Para terça-feira (12), conforme a meteorologista, a tendência é de diminuição de chuvas, principalmente na região jaguaribana, litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, até o Pecém. Para as demais macrorregiões, a tendência é de chuva.
*** Informações com ➡ g1 Ceará
São mais de 50 anos de atividades, sempre zelando pela qualidade nos medicamos e excelência no atendimento. Endereço: Rua Antônio Martins 308 – Centro. Entrega em domicílio pelo telefone: (88) 9.9795-9307. Prestamos serviços: – Aplicação de injetáveis -. Aferição de pressão -. Recebemos pagamento via Pix – Trabalhamos com todos os tipos de cartão – 10% em toda linha de medicamentos éticos – Descontos de até 30% em toda linha de genéricos e similares.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008 e TIM (88) 9.9736-3674.ATENÇÃO:
** SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
** CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui