Em menos de um mês, dois casos de aparecimento de cobras em banheiros de shoppings foram registrados em Fortaleza e na Região Metropolitana. A aparição de serpentes em áreas urbanas é relativamente comum, mas segundo os especialistas, alguns fatores como umidade, lugares sem iluminação e busca por restos de comida são responsáveis por atrair estes animais para ambientes domésticos, como banheiros e garagens, conforme o pesquisador Bruno Pessoa, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
“Esses animais adoram lugares frios, úmidos e escuros e é por isso que os canos de banheiro podem ser muito agradáveis para elas, como outros lugares, a exemplo de oficinas, garagens, dentro de veículos e não necessariamente banheiros. Contudo, em primeiro lugar, o que as levam até estes locais é o esgoto com restos de comida dos quais elas podem se alimentar. Quando terminarem de comer no esgoto, eles procurarão uma saída, e os canos são o caminho mais fácil e rápido”, explicou o pesquisador.
Tráfico de serpentes
Para o biólogo e pesquisador Bruno Guilhon, associado ao Núcleo Regional de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o surgimento de serpentes em lugares como banheiro de shoppings, por exemplo, pode estar ligado ao tráfico de animais, sem, contudo, deixar de apontar os fatores naturais, como umidade e calor.
“Em se tratando desses dois casos, dentro de banheiros de shoppings, há a possibilidade que sejam casos de animais oriundos de tráfico ou posse ilegal. As pessoas que estariam com esses animais podem ter entrado nas cabines, onde é reservado, e abandonado os animais para não serem identificados posteriormente”, comentou.
Segundo Guilhon, apesar de Fortaleza ter perdido mais de 90% da sua cobertura vegetal nativa, ainda há áreas verdes remanescentes e que abrigam uma diversidade de espécies de animais, inclusive serpentes.
“As serpentes mais comuns que podemos encontrar na cidade de Fortaleza são a jiboia (Boa constrictor), Cobra-verde (Philodryas olfersii), Cobra d’água (Erythtolamprus poecilogyrus) e falsa-coral (Oxyrhopus trigeminus)”, afirmou.
O que fazer em caso de picada de cobra
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o mais importante depois de uma picada de cobra é manter o membro que foi picado o mais parado possível, porque quanto mais se movimentar, mais o veneno poderá se espalhar pelo corpo e chegar em vários órgãos vitais. Isso se aplica também a qualquer atividade que possa acelerar o batimento cardíaco, já que o aumento da circulação do sangue também espalha o sangue.
Assim, o ideal é que a vítima não caminhe e seja transportada por maca até o hospital. Outra opção é ligar para a ajuda por meio de um atendimento pré-hospitalar, através do número 193.
Até o hospital ou até a chegada da ajuda, o que se deve fazer para melhorar as chances de salvamento são:
➡ Lavar o local com água e sabão, para limpar a ferida e impedir a entrada de mais veneno ou micro-organismos;
➡ Manter o paciente deitado e o mais calmo possível, porque agitado o sangue se espalha rápido e o veneno também;
➡ Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele;
➡ Procurar o serviço médico o mais breve possível. Somente médicos podem prescrever um medicamento a uma vítima de qualquer acidente.
Dois casos em um mês
Nesta quarta-feira (4), um filhote de jiboia de cerca de 50 centímetros foi resgatado do banheiro de um shopping no Bairro Jóquei Clube, em Fortaleza. A serpente foi encontrada por um cliente em um dos boxes do banheiro masculino.
O North Shopping Jóquei informou que tomou conhecimento sobre a cobra encontrada na tarde desta quarta-feira. Segundo o estabelecimento, a equipe de conservação do shopping imediatamente contatou o Corpo de Bombeiros, que rapidamente fez a remoção do animal, levando-o para o habitat natural.
Já no início de abril, uma cobra jiboia foi flagrada em uma cabine do banheiro masculino de um shopping em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O animal foi flagrado por frequentadores do local, que gravaram um vídeo mostrando a cobra em um dos aparelhos sanitários.
O North Shopping Maracanaú informou que tomou conhecimento sobre o caso, e que a equipe de conservação do shopping imediatamente contatou o Corpo de Bombeiros, que fez a remoção do animal, levando para o habitat natural.
*** Informações com ➡ G1 Ceará
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso.
Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
** SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
** CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui