Autoridades de segurança e ativistas ambientais estão em alerta devido a seca no Pantanal. A maior planície inundável do planeta enfrentam mais um ano de ameaça devido à seca, que provoca incêndios.
Depois de ter sido drasticamente afetado por queimadas em 2020 e 2021, o bioma vê mais uma vez a biodiversidade arriscada. A área devastada pelo fogo este ano já é maior que a do mesmo período de 2021.
De janeiro até meados de julho, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 589 focos de queimadas no Pantanal, sendo 128 somente no mês de julho.
Nessa mesma época no ano passado, 317 pontos de calor foram registrados pelo instituto. Ou seja, houve um aumento de 47% nos focos de incêndio.
Outro sério agravante está no fato de que desde 2017 a região não registra as cheias que ciclicamente alagam vastas áreas da planície pantaneira.
Os órgãos de meteorologia, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), calculam frisam que este é o quarto ano seguido sem cheia no Pantanal.
Choveu abaixo da média de janeiro a maio, e em junho o volume não foi suficiente para amenizar o impacto da seca. Resultado: hoje é maior o risco de incêndios no bioma.
Na Operação Pantanal 2022, o Corpo de Bombeiros intensificou o combate aos incêndios nas regiões do bioma, devido ao clima seco.
Desde o início de julho, os focos estão concentrados principalmente na região de Mato Grosso do Sul.
*** Informações com ➡ Metrópoles
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso.
Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
** SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
** CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui