Manchete da UOL: Ciro intervém em candidatura ao governo e rompe com os irmãos no Ceará.

POLÍTICA

Carlos Madeiro e Lucas Borges Teixeira (Colunistas da UOL) – A escolha do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) para concorrer ao governo do Ceará causou, pela primeira vez, uma separação entre os irmãos Ciro Gomes (PDT), pré-candidato ao Planalto, Cid Gomes (PDT-CE), que é senador, e Ivo Gomes (PDT), prefeito de Sobral (CE), berço da família.

O senador e Ivo apoiavam a atual governadora Izolda Cela (ex-PDT e agora sem partido) com a anuência do PT, que governou o estado de 2015 a 2022. Havia um acordo entre Cid e o ex-governador Camilo Santana (PT), pré-candidato ao Senado, por um apoio conjunto à candidata. Segundo o UOL apurou, a escolha de Cláudio, feita por meio de votação aberta do diretório estadual do PDT, teve influência direta de Ciro e enfureceu os irmãos e o PT —que decidiu lançar candidato próprio, Elmano de Freitas. Ciro, no entanto, nega interferência.

O presidenciável lançou o candidato ao governo em uma quadra lotada na convenção do PDT-CE em Fortaleza no último domingo (24), mas escancarou a divisão —não estavam presentes Izolda, Ivo e Cid, que é o responsável pelas articulações locais do PDT.

Pouco depois, Santana publicou uma foto ao lado do senador e da governadora, em suas redes sociais, dizendo que são amigos “que ninguém separa”.

Na mesma noite, porém, o PT lançou o deputado estadual Elmano de Freitas ao governo estadual, numa chapa com Lula e Santana, bem avaliado no estado. Até pouco tempo atrás, o ex-presidente não tinha planos de se envolver de forma tão intensa no estado por causa da questão Ciro.

Agora, a campanha petista marcou para o próximo sábado (30/07/2022) um ato público em Fortaleza com a participação de Lula, Camilo Santana, Elmano de Freitas, o deputado José Guimarães (PT-CE) e Izolda. A atual governadora, que ainda não confirmou oficialmente sua presença neste evento, deixou o PDT na última segunda (25), após a confirmação da candidatura de Cláudio.

Com o racha, tanto PT quanto PDT temem que a divisão beneficie o deputado federal Capitão Wagner (União-CE), nome bolsonarista ao governo estadual —que lidera as pesquisas de intenção de voto ao governo do Ceará.

Um racha em dois atos

Prefeito entre 2013 e 2020, Cláudio venceu a votação do diretório estadual com 59 votos. Izolda, então concorrente que tinha apoio petista, teve 24.

A votação aberta, realizada na semana passada em uma escola particular da capital cearense, tem sido o argumento de Ciro para endossar seu candidato e dizer que não interferiu na eleição. Fontes ouvidas pelo UOL contam, no entanto, que já havia um acordo local com o PT para que Izolda fosse a candidata. A votação ocorreu após insistência de Ciro.

Interlocutores do governo dizem que Ciro, que incentivou a aliança com o PT por muitos anos (Cid Gomes governou o estado de 2007 a 2014 apoiado pela base petista), não queria uma candidatura do PDT simpática a Lula —como Izolda— em seu próprio estado. Com Cláudio e o rompimento, não existe chance de palanque presidencial híbrido para Ciro e Lula —os petistas, que governaram a capital cearense nos oito anos anteriores, integraram a oposição durante os dois mandatos do agora candidato.

Nos bastidores da política local, já estava dado que insistir na candidatura de Cláudio significaria romper a aliança. Logo, a importância desta escolha era, além de tudo, uma medição de forças entre Ciro e o PT no Ceará.

Durante convenção nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido, chamou a decisão de “muito ruim, autoritária e machista”. “Não entendo por que a Izolda não podia ser candidata à reeleição, estando no cargo e bem posicionada nas pesquisas. Nós tínhamos o compromisso de apoiar”, afirmou.

Santana, ex-governador do PT, foi um dos principais apoiadores da decisão de Izolda em “mudar de lado”. Disse várias vezes que esperava que ela tivesse o “direito natural” de concorrer à reeleição.

Segundo pessoas próximas, a atual governadora ficou extremamente chateada não só pela escolha, mas pela forma com que o diretório estadual do PDT tratou o caso e organizou a votação —para ela, com tudo armado para vitória de Cláudio.

Ciro tem se defendido e defendido a indicação. “O PDT escolheu [Cláudio] numa dinâmica muito aberta, muito democrática. Ficam me acusando de ter escolhido, mas eu não pedi um único voto”, afirmou o candidato em uma live do seu canal ao lado do ex-prefeito, na última terça (26).

Já Cid não deverá participar e nem subir em palanques petistas publicamente, mas, segundo pessoas próximas, o arranjo atual contra o irmão, no estado, tem o seu aval. Na disputa nacional, tanto Cid quanto Ivo continuam oficialmente ao lado de Ciro.

A separação dos Gomes

O UOL apurou que o racha na família está consolidado e que Cid Gomes não estaria disposto a subir no palanque de Roberto Cláudio —apesar de, no lançamento, uma foto sua estar à direita do candidato enquanto Ciro está à esquerda.

Uma fonte política ligada à família afirma que Cid ficou muito incomodado com a postura de Ciro e acabou se afastando, por considerar a indicação uma afronta.

Cid deixou o seu papel local de lado em prol do avanço de Ciro na negociação com a base e silenciou por entender que uma fala sua poderia resultar em uma disputa pública com o irmão às vésperas de uma eleição disputada no estado.

*** Informações com ➡ UOL
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso.
Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

** SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
** CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)