Sem Plano de Governo e muita Fake News: Bolsonaro tenta sua reeleição usando a mentira como estratégia política.; Dará certo?

POLÍTICA

FELIPE MACHADO (REVISTA ISTOÉ) – É difícil escolher entre tantas contribuições negativas, mas acredito que a pior coisa que o presidente norte-americano Donald Trump fez à humanidade foi a relativização da verdade. Sua estratégia diversionista começou logo na posse, quando o candidato recém-eleito declarou que o público presente havia sido o mais numeroso da história dos EUA.

Bastou uma simples comparação a olho nu com imagens da posse anterior, de Barack Obama, para constatar que, ou Trump sofria de graves problemas cognitivos, ou estava mentindo descaradamente. Sua assessora confirmou a segunda opção quando chamou o comentário do presidente de “verdade alternativa” – era o começo da ruína moral que marcaria seu governo e que levaria a sociedade americana à enorme divisão social que vive hoje, a maior desde a eclosão da Guerra Civil, em 1861.

No Brasil também temos um presidente mentiroso. Lembro da época em que ninguém tinha coragem de atribuir esse adjetivo a um presidente. Havia um respeito velado por quem estava no cargo. Desde que Bolsonaro destruiu qualquer tipo de liturgia referente à Presidência, abriu caminho para que todos se sentissem confortáveis em chamá-lo pelo que realmente é: um mentiroso.

É um personagem que, sem nenhuma coincidência, segue cegamente os passos de Trump. Até pouco tempo, quem se sentava na cadeira presidencial tinha um certo pudor em mentir. Todos os presidentes mentiram, assim como todos os outros políticos sempre fizeram em algum momento de suas carreiras. Isso não é privilégio de Bolsonaro. O que o torna tão pior que os outros é que suas mentiras são facilmente desmentidas e ele não está nem aí com isso.

Na entrevista ao Jornal Nacional, ele afirmou que nunca havia xingado ministros do STF. Bastava um clique no Google para ouvi-lo gritar, em um discurso, que Alexandre de Moraes era um canalha. Depois ele disse que nunca imitou vítimas de Covid com falta de ar; outro clique no Google exibe vídeos que confirmam a mentira.

Ser um mentiroso compulsivo traz problemas. Por uma razão muito simples: mentir não altera a realidade. A realidade continua a ser factual, indiscutível. O mentiroso é que tenta convencer os outros de que ela é diferente. É aí que entra a consequência mais grave: os brasileiros que o apoiam passaram a relativizar a verdade. Eles sabem que Bolsonaro está mentindo, até porque todos também viram os mesmos vídeos citados acima como exemplo. Alguma coisa, no entanto, faz com que seus cérebros não processem essa informação, ou, pior, busquem um argumento para justificá-los.

Sempre que queremos negar a realidade, temos que nos refugiar em uma versão dela que nos agrade, mesmo que seja falsa. Para os apoiadores de Bolsonaro, não é importante se ele é um mentiroso ou não; o que vale é encontrar algo (não me pergunte onde) que os mantenha fiéis estar do lado de uma pessoa assim. Algo como: “roubar, como fez o Lula, é pior que mentir” pode ser uma saída. Ou: “o vídeo foi uma montagem feita por comunistas” seria outra.

O problema não se encerra aí, uma vez que nem o maior contorcionismo argumentativa anula o fato de que ele xingou ministros do STF e imitou pessoas morrendo, mesmo dizendo que não fez isso. É difícil escolher entre tantas contribuições negativas, mas acredito que legitimar a mentira é uma das piores coisas que Jair Bolsonaro fez ao Brasil.

*** Informações com ➡ REVISTA ISTOÉ
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)