TSE manda Bolsonaro retirar postagens mentirosas contra Lula.

POLÍTICA

Por seis a votos a um, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubaram, nesta quinta-feira (01/09/2022), deliberação da ministra Maria Claudia Buccianeri e determinaram que Jair Bolsonaro (PL) exclua três tuites que associam o ex-presidente Lula à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Os ministros da Corte entenderam que o conteúdo ultrapassava os limites da liberdade de expressão e caracterizava atentado à honra contra Lula.

Por isso, além de mandarem excluir as postagens, determinaram o pagamento de multa, em caso de não cumprimento da decisão.

Maria Claudia Buccianeri tomou a decisão de forma monocrática, no dia 24 de agosto. Ela, inexplicavelmente, considerou que o conteúdo não era falso por se basear em material jornalístico.

Porém, o PT recorreu e, com razão, argumentou que, embora embasada em matéria jornalística publicada em uma emissora de TV, o material é responsável por desinformação, de acordo com informações de Mariana Muniz, em O Globo.

“Líder da facção criminosa (irraaa) reclama de Jair Bolsonaro e revela que com o Partido dos (irruuu) o diálogo com o crime organizado era cabuloso”, escreveu Bolsonaro, ao publicar trecho da reportagem.

A posição do ministro Ricardo Lewandowksi, que divergiu de Bucchianeri, foi seguida pela maioria dos outros magistrados. Para ele, publicações nas redes sociais que são feitas de forma “claramente afrontosa, agressiva, quando há fatos que afirmam a ocorrência de fatos criminosos”, mesmo reproduzindo conteúdo jornalístico, não estão abrigadas pela liberdade de expressão.

“Não é possível uso da liberdade de expressão como liberdade de agressão”, diz Alexandre de Moraes

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, concordou e disse que “não é possível uso da liberdade de expressão como liberdade de agressão”.

“A questão não é só a inverdade, a mentira, mas o desvirtuamento da finalidade da divulgação. Foi uma notícia que saiu na mídia tradicional, que também pode cometer fake news”, destacou Moraes.

*** Informações com ➡ REVISTA FORUM
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)