Na reta final da campanha, o bolsonarista Capitão Wagner busca se ‘descolar’ da imagem de Bolsonaro no Ceará.

POLÍTICA

O candidato ao governo do Ceará Capitão Wagner (União Brasil) evitou nesta última quarta-feira (14/09/2022) declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que já o considerou candidato dele no estado. O posicionamento destoa dos realizados pelos outros principais concorrentes ao cargo, Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT), que se relacionam explicitamente com a imagem de outras lideranças políticas.
Para Carla Michele Quaresma, mestra em sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora da faculdade Ari de Sá, o “descolamento” da imagem de Bolsonaro é vantajoso no Ceará, onde o candidato à reeleição na disputa presidencial tem avaliação negativa.

O candidato ao governo do Ceará Capitão Wagner (União Brasil) evitou nesta quarta-feira (14) declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que já o considerou candidato dele no estado. O posicionamento destoa dos realizados pelos outros principais concorrentes ao cargo, Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT), que se relacionam explicitamente com a imagem de outras lideranças políticas.
Para Carla Michele Quaresma, mestra em sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora da faculdade Ari de Sá, o “descolamento” da imagem de Bolsonaro é vantajoso no Ceará, onde o candidato à reeleição na disputa presidencial tem avaliação negativa.
“Isso a gente vê claramente na tentativa de alguns candidatos se afastarem do presidente Bolsonaro, com avaliação negativa por parte considerável dos eleitores em algumas regiões, como no Nordeste”, destacou.
Com isso, candidatos ao governo tentam “descolar” suas imagens do presidente da República, mesmo com alinhamento ao ponto de vista ideológico de Bolsonaro. Isso ocorre, conforme a professora, pois eles sabem que essa associação pode ser muito comprometedora.

Paula Vieira, doutora em sociologia pela UFC e docente da Unichristus, observa esse movimento na estratégia utilizada pelo candidato ao governo do Ceará Capitão Wagner, a qual busca se desvincular de uma figura no páreo presidencial. Tal atuação seria sustentada pela rejeição a Bolsonaro no território cearense.
A docente situa que esse posicionamento se dá porque, mesmo que Bolsonaro esteja com um percentual competitivo numa perspectiva nacional, a disputa se dá em âmbito estadual. Nesse contexto, o que o Brasil pensa nesse momento não é importante em termos de estratégia para o jogo político do Ceará.

Na avaliação de Carla Quaresma, Wagner tem um trunfo para sustentar a posição de neutralidade. O partido dele, União Brasil, tem candidatura própria à presidência, com a senadora Soraya Thronicke. Isso o ajuda a se esquivar, na visão dela, do relacionamento com o presidente.
“Quando ele é instigado a falar sobre isso, ele diz que vai votar na Soraya Thronicke, pela questão fidelidade partidária. É muito bom para ele porque é uma forma de prestar contas, de dar essa satisfação”.
Ela destacou ainda que o discurso de negociação com qualquer presidente beneficia Wagner devido à base saber que o eleitor dele vota nos três candidatos com maiores intenções de voto no Ceará.
“O eleitor não tem muito essa noção de ideologia e alinhamento; ele não consegue estabelecer essa relação entre partidos políticos e coerência entre as suas alianças […] o eleitor é muito personalista, vai muito no indivíduo. Então, para o Capitão [Wagner] não é interessante falar sobre isso no período eleitoral.”

** ATENÇÃOClick aqui para ter acesso a matéria completa
*** Informações com ➡ G1 Ceará
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)