Ipec desta quinta (22): Elmano passa a liderar entre homens; Capitão Wagner lidera entre pessoas com maior renda; Roberto Cláudio tem mais votos na Grande Fortaleza

VARIEDADES

Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta quinta-feira (22/09/2022), encomendada pela TV Verdes Mares, revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador do Ceará conforme sexo, renda, religião e idade dos eleitores.
O candidato Elmano de Freitas (PT) passou a liderar entre os homens e as pessoas com até um salário mínimo, além de ganhar vantagem entre os católicos. Já Capitão Wagner manteve liderança entre pessoas com renda familiar mais alta e ampliou intenções entre os evangélicos (veja mais detalhes abaixo).
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro em 56 municípios cearenses e ouviu 1.200 pessoas, com eleitores votantes no estado do Ceará. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-03914/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02694/2022.
Os números gerais da pesquisa apresentam o seguinte cenário:
Veja o resultado da pesquisa estimulada:
 ➡ Elmano de Freitas (PT): 30% (22% na pesquisa anterior)
 ➡ Capitão Wagner (União): 29% (35% na pesquisa anterior, de 9 de setembro)
 ➡ Roberto Cláudio (PDT): 22% (21% na pesquisa anterior)
 ➡ Chico Malta (PCB): 1% (1% na pesquisa anterior)
 ➡ Zé Batista (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)
 ➡ Serley Leal (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
 ➡ Brancos e nulos: 9% (9% na pesquisa anterior)
 ➡ Não souberam: 12% (8% na pesquisa anterior).

Pesquisa por sexo, idade e escolaridade
A pesquisa levantou dados e indicou resultados por segmentos populacionais, e os resultados se distinguiram dos apontados na pesquisa anterior. No segmento por sexo, Elmano de Freitas lidera entre os homens, com 31% em números absolutos.
Nas pesquisas anteriores, Capitão Wagner liderava entre o público masculino, mas, na pesquisa divulgada nesta quinta, ficou com 30% nesse público. Os dois seguem empatados tecnicamente. Já Roberto Cláudio tem 21% entre os homens.
Considerando o público feminino, Capitão Wagner e Elmano de Freitas obtiveram a mesma porcentagem de intenção de votos, 28%. Roberto Claudio teve 23% entre as mulheres, estando empatado tecnicamente com os outros dois.
Já em relação à idade, Elmano de Freitas lidera entre o público de 16 a 24 anos, com 31%, enquanto Roberto Claudio ficou com 26%, tecnicamente empatado com o petista. Já Capitão Wagner teve 25% das intenções de voto nessa faixa etária, tecnicamente empatado na margem de erro.
Entre as pessoas de 25 a 34 anos, quem lidera é Capitão Wagner, com 37%. Elmano de Freitas e Roberto Cláudio tiveram 24% e 21%, respectivamente, ambos ficando empatados na margem de erro.
Na faixa etária de 35 a 44 anos, Elmano de Freitas tem 33% das intenções de voto, seguido por Capitão Wagner, com 26%, e por Roberto Cláudio, com 23%. O candidato do PT lidera ainda na faixa etária de 45 a 59 anos, com 33%, enquanto o candidato do União Brasil tem 27% e o do PDT, 21%.
Entre os idosos (60 anos ou mais), Capitão Wagner lidera numericamente, com 30%, mas fica empatado tecnicamente com Elmano de Freitas, com 27%. Roberto Cláudio tem 20% entre a população mais velha.
Considerando os níveis de escolaridade, Elmano de Freitas lidera entre as pessoas com ensino fundamental e ensino superior, com 30% e 31% respectivamente. Capitão Wagner obteve 27% e Roberto Cláudio, 22% nesses dois segmentos, respectivamente.
Já entre as pessoas com nível médio, Capitão Wagner lidera, com 32%, mas tecnicamente empatado com Elmano de Freitas, com 29%. Roberto Cláudio tem 22% das intenções de voto desse público.

Região do estado
Roberto Cláudio, tem intenções de votos mais significativas entre os moradores de Fortaleza e da Região Metropolitana, com 30%, ante à pesquisa anterior, quando tinha 23%. Capitão Wagner aparece com 28%, enquanto Elmano de Freitas tem 27% nessa área.
Em relação ao interior do estado, Elmano aparece com 31% das intenções de voto, Capitão Wagner com 30% e Roberto Cláudio com 16%.
Renda, raça e religião
Na pesquisa segmentada por renda familiar, Capitão Wagner lidera entre as pessoas com mais de um a dois salários mínimos ou dois salários mínimos ou mais. Já Elmano de Freitas fica com vantagem entre as pessoas que ganham até um salário.
Em relação à etnia, Elmano de Freitas lidera entre pretos e pardos, com 32%, frente a Capitão Wagner, com 29% — tecnicamente empatado com o petista —, e Roberto Cláudio, com 20%.
A população branca tem maior intenção de voto em Roberto Cláudio, com 28%, e, em seguida, em Capitão Wagner, com 27%, deixando ambos tecnicamente empatados. Elmano de Freitas tem 23%.
Já em torno da religião, Elmano de Freitas lidera entre os católicos, com 33%, enquanto Capitão Wagner e Roberto Cláudio ficam tecnicamente empatados na sequência, com 25% e 24%, respectivamente.
Entre os evangélicos, a maior parte das intenções de voto é de Capitão Wagner, com 48%. Elmano de Freitas vem na sequência, com 20%, seguido por Roberto Cláudio, com 15%.


*** Informações com ➡ G1 CEARÁ
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)