A pobreza infantil bateu recorde em 2021 no Brasil ao atingir 44,7% das crianças até seis anos no País, de acordo com um estudo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O número corresponde a 7,8 milhões de crianças que vivem em domicílios abaixo da linha da pobreza, o patamar mais alto em uma década.
Em termos absolutos, a pobreza infantil aumentou de 6,4 milhões para 7,8 milhões no período de um ano. O aumento corresponde a população de uma cidade como Porto Alegre.
A paralisação temporária do Auxílio Emergencial em 2021 explica o aumento, segundo os pesquisadores. A inflação elevada e a queda na renda do trabalho também contribuíram.
“Os resultados preocupam muito. Existem estudos que mostram que o ser humano tem determinadas idades para o desenvolvimento cognitivo e físico”, afirmou a pesquisadora Izete Pengo Bagolin, responsável pelo levantamento, ao jornal Folha de S.Paulo. “A criança que passa fome e está em situação mais precária, exposta a condições não ideais, vai ter produtividade menor no futuro. A pobreza tem um custo para a realização profissional e pessoal”.
O estudo revelou ainda que a pobreza extrema que atinge crianças também aumentou. Em 2021, pelo menos 2,2 milhões de crianças até seis anos estavam nessa situação, um aumento de 58% em relação aos números de 2020.
Em valores, a linha de pobreza representa famílias que recebem até 465 reais por pessoa por mês. Já na extrema pobreza, o valor é de 160 reais per capita no mesmo período.
Em um recorte racial, a taxa de pobreza para crianças negras é bem maior, chegando a 54,3% em 2021, ante 32,4% para as brancas. O índice das crianças até 6 anos negras na extrema pobreza também é mais alto, representando 16,3%, quanto para as brancas é de 8,2%.
*** Informações com ➡ ??????
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂