STF derruba o afastamento do governador de Alagoas

POLÍTICA

 Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso suspenderam, nesta segunda-feira, decisões judiciais que haviam afastado do cargo o governador de Alagoas candidato à reeleição, Paulo Dantas (MDB), em meio à disputa eleitoral.

Em três ações diferentes –duas apresentadas pelo próprio governador e uma pelo PSB– Barros e Mendes reverteram decisão anterior do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que havia confirmado o afastamento de Dantas até o fim deste ano.

Para os ministros, o afastamento do governador entre o primeiro e o segundo turnos das eleições contraria entendimento segundo o qual o Judiciário deve evitar medidas que possam interferir no processo eleitoral.

Para Gilmar Mendes, interpretação do Código Eleitoral sob a ótica constitucional veda a adoção de medidas cautelares contra candidatos a cargos majoritários no período entre os 15 dias que antecedem o primeiro turno até 48 horas depois do segundo turno.

Barroso, por sua vez, avaliou que há divergências sobre a competência do STJ para analisar o afastamento do governador, porque os atos que geraram as suspeitas sobre o candidato ocorreram antes de ele assumir o Executivo estadual.

Dantas fora afastado do cargo pelo STJ no âmbito da Operação Edema, que investiga a prática de desvio de recursos públicos. Deputado estadual até o início deste ano, Dantas renunciou ao cargo e assumiu o posto de governador-tampão em uma eleição indireta com o apoio do grupo político do ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB-AL) e do ex-governador e senador eleito Renan Filho (MDB).

Posteriormente, Dantas concorreu ao governo estadual e encerrou o primeiro turno com 46,64% dos votos válidos contra 26,74% do senador Rodrigo Cunha (União Brasil), apoiado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

No cenário da disputa presidencial, Dantas apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto Cunha está do lado do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

*** Informações com ➡ Isto é
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)