Senador vai ao STF contra ministro do TCU Augusto Nardes por ‘apoio a golpistas’; diz manchete da Carta Capital.

POLÍTICA

Parlamentares e líderes partidários reagiram, nesta segunda-feira 21 de novembro de 2022, a declarações do ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes sobre “um movimento muito forte nas casernas”. Ele sugeriu ser “questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso”, para um “desenlace bastante forte na Nação, [de consequências] imprevisíveis”.

Nardes disse ainda ter conversado com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que estaria preparado para “enfrentar o que vai acontecer no País” em breve. O áudio, enviado por Nardes a amigos do agronegócio, foi divulgado no domingo 20 pela Folha de S.Paulo.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou que acionará o Supremo Tribunal Federal, “solicitando a instauração de inquérito policial, por possível crime contra a ordem democrática”. Segundo ele, o ministro “mostrou apoio a golpistas”.

Randolfe também apresentará uma denúncia à Corte, “sustentando crime de responsabilidade” e “requerendo a perda do cargo e a suspensão dos direitos políticos”.

Ele ainda defenderá no TCU  “a aposentadoria compulsória do magistrado ou a sua disponibilidade”.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou aguardar “explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo”. Ela acrescentou considerar “grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa” e questionou: “Qual a intenção dessa fala?”.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) disse conhecer Nardes desde os anos 1990. “Trata-se de uma raposa experiente e perigosa. Deputado federal, se aproximou de Severino Cavalcanti e foi para o TCU. Denunciado na Zelotes, conseguiu que o inquérito nunca fosse adiante”, emendou.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) afirmou que a bancada psolista protocolará uma representação na Corregedoria do TCU contra Nardes.

“Além disso, queremos sua convocação à Câmara para que explique suas declarações golpistas. Ninguém está acima da lei e com a democracia não se brinca”, acrescentou Sâmia.

Mais cedo, a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) já havia confirmado que apresentará um requerimento para convocação de Nardes à Câmara. “Vai ter que explicar a fala golpista”, justificou a parlamentar.

Augusto Nardes se manifestou nesta segunda 21 por meio da seguinte nota:

“O Ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”, diz o texto divulgado pela equipe do integrante do TCU. “Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas.”

*** Informações com ➡ CARTA CAPITAL
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)