Exoneração de Heleno é a segunda “demissão” do general feita por Lula; entenda

VARIEDADES

Neste domingo (01/01/2023), o general Augusto Heleno foi exonerado da chefia do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), cargo que ocupou durante os 4 anos de governo Bolsonaro. A exoneração do militar, um dos mais bolsonaristas do primeiro escalão da última administração, foi publicada em decreto no Diário Oficial da União (DOU) assinado pelo ex-vice-presidente Hamilton Mourão.

Apesar de Mourão ter assinado, a “demissão” de Heleno foi, naturalmente, uma imposição, ainda que indireta, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumiu o poder no mesmo dia e alterou toda a estrutura dos ministérios, incluindo o GSI.

Esta, portanto, é a segunda vez que Lula “demite” Heleno. Isso porque em 2005 o petista, no segundo ano de seu primeiro mandato como presidente, afastou o general do comando da missão brasileira no Haiti. À época, o Exército brasileiro chefiava uma operação de “paz” da Organização das Nações Unidas (ONU) que tinha o objetivo de garantir a estabilidade no país caribenho em meio turbulências políticas e sociais.

Em julho daquele ano, as tropas do Exército brasileiro fizeram uma operação de “pacificação” na maior favela da capital haitiana, Porto Príncipe, e ao menos 63 pessoas foram assassinadas por uma tropa com mais de 300 homens – outras 30 ficaram feridas. O caso foi classificado como um verdadeiro massacre e geraram inúmeras críticas de organizações dos direitos humanos.

Diante de uma denúncia protocolada na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) com base em depoimentos de haitianos e de um relatório do Centro de Justiça Global e da Universidade Harvard (EUA), apontando abuso dos militares brasileiros, a ONU solicitou ao governo brasileiro o afastamento de Augusto Heleno, que comandou as tropas, de seu posto. Lula prontamente atendeu à solicitação e substituiu Heleno no comando da missão pelo general Urano Bacellar.

Para pessoas próximas ao alto comando militar brasileiro, foi neste momento que Heleno passou a nutrir o fervoroso ódio antipetista que carrega ainda hoje. Não à toa, como ministro do GSI de Jair Bolsonaro, foi um dos membros do governo que mais expressou ódio ao Lula e chegou, até mesmo, a desejar a morte do novo presidente.

*** Informações com ➡ REVISTA FORUM
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)