O ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, disse nesta segunda-feira (09) que houve um trabalho de “inteligência” por trás dos atos de vandalismo neste domingo (08/01/2023) em Brasília, que ele classificou como “tentativa de golpe de Estado”.
Ele citou que foram levados HDs da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além do fato de que as portas principais do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional não foram destruídas, o que só ocorreu no Supremo Tribunal Federal.
“Uma parte com inteligência foi à Sala das Armas do GSI, à Secom, à Abin. Levaram os HDs, muito HD. […] Parte das pessoas que estava aqui agiu com inteligência. Sabiam o que estavam fazendo”, disse. “Quem entrou no Palácio conhecia o Palácio. Nada do que aconteceu aqui poderia ter acontecido sem que algum nível de facilitação, algum nível de cumplicidade tivesse ocorrido.”
“A porta principal [do Planalto] não foi quebrada. As pessoas entraram pela porta”, prosseguiu. “No Congresso Nacional, a porta também não foi quebrada. No STF, a porta foi destruída. O que me leva, as investigações terão que demonstrar isso, que eles podem ter entrado aqui e no Congresso Nacional pela porta principal.”
Segundo o ministro, há imagens e vídeos da invasão que serão periciados e servirão como prova para as investigações.
“O que eu quero frisar é que, para nós, o que aconteceu aqui ontem não foi um ato contra o Executivo. Foi um ato contra a democracia, contra a Constituição Federal. Foi uma tentativa de golpe de Estado que não se efetivou”, disse. “E as pessoas que estão envolvidas elas precisam ser imediatamente responsabilizadas civil e criminalmente por tudo que aconteceu.”
Segundo ele, “haverá um processo de identificação de todas as pessoas que financiaram, apoiaram e participaram diretamente, aqui e fora de Brasília”.
“É preciso que o Estado brasileiro dê uma resposta clara à sociedade. Nós não vamos tolerar qualquer tipo de tentativa de enfraquecer a democracia e a Constituição Federal”, afirmou. “Todas as pessoas envolvidas responderão criminalmente. Se foram 50, 100, 200, 500 não importa. Aquelas que for possível lavrar flagrante serão presas em flagrante. Aquelas que não forem presas em flagrante poderão ser presas de forma preventiva ou provisória, conforme orientação das autoridades.”
O ministro afirmou ainda que “nós não vamos permitir que um grupo minoritário de terroristas, criminosos, que desprezam a democracia e deprezam o Brasil façam o que eles estão fazendo”. E que os vândalos não alcançarão “o objetivo que é paralisar o funcionamento das instituições”.
VEJA TAMBÉM:
➡ Deputado Cearense André Fernandes convocou pessoas para ato que terminou em terrorismo em Brasília
Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva despachará hoje normalmente de seu gabinete. Dentre os compromissos, estão reuniões com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o ministro da Defesa e comandantes militares e com governadores.
“O presidente Lula vai fazer a reunião aqui no Palácio do Planalto, para mostrar que o governo está funcionando com normalidade”, disse. “A ministra Rosa Weber vai despachar do gabinete dela, lá no anexo, que não foi danificado. Porque nós queremos mostrar para o país que a democracia é muito mais forte, que as institiuções e a Constituição Federal não serão violados.”
Segundo Pimenta, “pode um espaço físico ter sido violado, mas o conteúdo do governo, dos Três Poderes, ele foi preservado.
Para o ministro, “o episódio que ocorreu no Brasil é mais grave do que ocorreu no Capitório”, sede do Congresso dos EUA, em 6 de janeiro de 2021.
“Nós tivemos lá [nos EUA] uma tentativa de invasão da sede do Poder Legislativo. Aqui nós assistimos a uma invasão da sede dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Seria como a invasão da Casa Branca nos EUA”, disse. “O ato terrorista, o ato criminoso aqui, ganhou uma dimensão internacional, pelo seu significado, pelo momento que vive o país.”
*** Informações com ➡ VALOR ECONÔMICO
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂