“Genocídio” e descaso com a vida?: O ex-presidente Bolsonaro mentiu para ONU sobre ajuda a “povos yanomamis”, revela site

POLÍTICA

Getulio Xavier (Carta Capital) – O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mentiu para a Organização das Nações Unidas sobre o atendimento humanitário e de saúde a povos yanomamis. A alegação era de que, mesmo sem ações concretas, sua gestão estaria atuando na região. Na prática, porém, a omissão do ex-capitão e seus aliados levou centenas de indígenas à morte por desnutrição e outras doenças evitáveis. O atual governo Lula (PT) instalou uma força-tarefa para conter a crise sanitária na região.

A falsa informação sobre a atuação para conter a crise humanitária que atinge os yanomamis foi prestada também por Bolsonaro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Em ambos os casos a mentira foi contada por cartas enviadas pela gestão do ex-presidente reveladas pelo jornalista Jamil Chade, do site UOL, nesta segunda-feira 23.

Em todas as mensagens o antigo governo dá garantias para as organizações de que estaria atendendo os yanomamis com programas específicos. Eles dizem, por exemplo, que montaram uma operação de fornecimento de alimentos e alegam ter montado um departamento específico de saúde indígena para atender a população. Há menções a ações de controle de nível de mercúrio nas terras e citações a termos genéricos como ‘medidas para conter covid-19 e malária’. Na prática, porém, os yanomamis seguiram em situação de fome extrema e sendo atingidos por doenças evitáveis. Ao todo, foram registrados 11 mil casos de malária e 570 mortes de crianças. As taxas de mercúrio registradas entre os indígenas da região também é alarmante.

Nos textos encaminhados por Bolsonaro à ONU não há, porém, qualquer indicador de resultados dos programas que ele alega ter desenvolvido na região. As cartas, vale ainda ressaltar, são respostas a denúncias de diferentes relatores da organização sobre a crise humanitária instalada na região. Eram, portanto, cobranças por explicações para uma situação de caos registrada pelas entidades.

A última resposta do ex-capitão, segundo o site, data de março de 2022. Há outras várias cartas anteriores. As datas reforçam o indicativo de que o governo brasileiro tenha se omitido diante da situação. No domingo 22, o site The Intercept Brasil revelou que a gestão do ex-capitão teria ignorado 21 pedidos de ajuda aos povos. As solicitações foram realizadas em sua maioria pela Hutukara Associação Yanomami. Há outros órgãos que apontaram o mesmo cenário de crise humanitária. Importante ressaltar que os ofícios já apontavam a possibilidade de que a situação escalasse para a proporção de genocídio, pelo qual o agora ex-presidente é acusado. O caso foi levado pelo PT ao Ministério Público.

Sobre o tema, Bolsonaro tem dito que a crise humanitária, evidenciada por imagens que mostram dezenas de indígenas desnutridos, além dos números oficiais de mortos e infectados por doenças, se trata apenas de uma ‘farsa da esquerda’.

VEJA TAMBÉM:

➡ Presidente Lula anuncia emergência de saúde pública na Terra Indígena Yanomami

➡ Comitiva do Presidente Lula aponta negligência do governo Bolsonaro com os Yanomami; noticiou a Revista Veja.

➡ Presidente Lula, neste sábado (21), sobe o tom contra garimpo ilegal ao se encontrar com yanomamis: ‘Desumano’

*** Informações com ➡ CARTA CAÍTAL

A direção do Texas Country, Buffet e Restaurante avisa aos seus clientes, amigos e visitantes que está funcionando no expediente de terça a domingo, com todos os serviços de lazer com banho de piscina, restaurante, bar, Buffet completo, inclusive com comidas típicas do nordeste, além de passeio a cavalo. Outro serviço que estamos ofertando é o espaço físico do ambiente para festas, aniversário e casamentos em geral. Contato pelos telefones: (88) 9.9995-9695 e (88) 9.9996-5639, falar com Paulo e Anderson no Bairro Pereiros próximo a Escola Profissionalizante de Ipu. Desde já agradecemos o apoio e a participação de todos. Siga e compartilhe de maiores detalhes das atividades do Texas Country no site Portal de Notícias Aconteceu Ipu e nas redes sociais. Muito obrigado.
ALUGA-SE EXCELENTE PONTO COMERCIAL, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, com banheiro, ampla área medindo 10 de fundo por 2,35 de largura. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração da Terra de Iracema Ipu. Valor R$ 500,00. Interessados ligar para (88) 9.9736-3674 ou (88) 9.9688-9008.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)