Após demissão em massa, Globo vira alvo de ações de sindicatos de jornalistas

ENTRETENIMENTO

Após a Globo demitir dezenas de jornalistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte nos últimos dias, os sindicatos da categoria estão se organizando contra a medida da empresa. De acordo com a emissora, as dispensas acontecem como “parte do processo de transformação” da companhia. Os profissionais, no entanto, não aceitam o argumento.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (6/04/2023), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) informou que enviou um ofício à Globo cobrando uma reunião em caráter de urgência para tratar do passaralho, jargão usado no meio jornalístico para se referir a demissões em massa em empresas de comunicação.

“Em reunião realizada com profissionais da emissora, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo salientou que a posição da entidade é a luta contra qualquer demissão, com a categoria resistindo coletivamente a esse verdadeiro desmonte de nossa profissão. Fica evidente também a posição etarista da empresa, com a demissão sumária de profissionais com décadas de experiência”, argumentou a Fenaj no comunicado.

Os sindicatos planejam realizar ação conjunta para reverter parte das demissões, além de cobrar a abertura de um canal direto de comunicação com a empresa. Na terça (4), os jornalistas do Rio de Janeiro já tinham classificado o movimento da Globo como “dia de terror” e falaram que ingressariam com uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro repudia as demissões e vai protocolar denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho contra a arbitrariedade e o inaceitável assédio moral no momento mais decisivo da campanha salarial, quando é apreciada a proposta patronal para a renovação da Convenção Coletiva e os trabalhadores buscam reduzir perdas econômicas e assegurar melhores condições de trabalho.
Thiago Tanji, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, afirmou que o movimento precisa ir além das notas de repúdio. “Iremos nos organizar com a categoria para resistir coletivamente às demissões e garantir dignidade a todas e todos os profissionais da Globo”, disse.

Quem saiu da Globo?
As demissões de jornalistas e radialistas da Globo aconteceram na terça (4) e na quarta-feira (5), mas internamente a expectativa é que a “limpa” termine apenas em maio. A medida desta semana foi de mandar embora profissionais veteranos e com altos salários.

Giuliana Morrone, César Galvão, Fabio Turci, Fábio William, Marcelo Canellas, Eduardo Tchao, Monica Sanches, Leila Sterenberg e Thaís Itaqui foram alguns dos âncoras e repórteres dispensados nos últimos dias. Além deles, diretores, chefes, editores e produtores experientes também aparecem na lista.

A avaliação é que o famoso “padrão Globo” vai cair por conta da saída de profissionais veteranos. A emissora, no entanto, está determinada a economizar.

Um ponto considerado chave nessa reestruturação é o custo de reportagens especiais. Em uma pauta tradicional do Globo Repórter, a empresa gastava não só com uma viagem do jornalista, mas também de toda a equipe –com pelo menos cinco pessoas. Hoje, um repórter mais jovem, e que tenha habilidade para manusear equipamentos de som e imagem, consegue produzir um material similar (mas com menos qualidade) com um acompanhante.

Em comunicado para falar sobre os cortes que aconteceram no Jornalismo, a Globo admitiu que precisa demitir para manter sua performance financeira perto do que considera ideal. A emissora deixou claro que fará isso quando for preciso para seguir com as contas nos trilhos.

VEJA TABÉM:

➡ Globo faz novo corte e demite Giuliana Morrone após 28 anos; saiba por quê

*** Informações com ➡ Notícias da TV

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso.
Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui

➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui

SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)