Câmara aprova urgência para acelerar votação do Projeto de Lei que penaliza divulgação de “Mentiras” nas redes sociais; conhecida “Fake News”

POLÍTICA

A Câmara dos Deputados aprovou, por 238 votos a 192, a urgência do projeto de lei que cria mecanismos para combater notícias falsas. Com isso, a expectativa é que o PL das Fake News seja votado pelos parlamentares na próxima terça-feira 2 de maio de 2023.

Este tipo de requerimento permite que o texto das propostas possam ser analisados diretamente no plenário da Casa, sem necessidade de passar pelas comissões.

O projeto, relatado pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB), prevê punições para quem divulgar conteúdos falsos e para plataformas digitais que se omitirem do combate à desinformação.

A matéria já foi aprovada no Senado. Quase três depois, o texto será apreciado na Casa – deputados já haviam tentado apressar a votação, mas aliados do então presidente Jair Bolsonaro (PL) articularam a rejeição da proposta.

Mais cedo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral Alexandre de Moraes entregou à cúpula do Congresso uma série de sugestões ao texto. No documento, o magistrado defende a retirada imediata de conteúdos que provoquem risco à segurança da informação e violem direitos de crianças e adolescentes sem a obrigação de que o usuário seja notificado disso.

A Corte Eleitoral também quer que provedores de redes sociais e serviços de mensagens sejam solidariamente responsáveis, civil e administrativamente, por conteúdos direcionados por algoritmos, impulsionados e publicitários cuja distribuição tenha sido realizada mediante pagamento.

A rapidez em definir normas contra a desinformação e pela regulamentação das plataformas digitais não foi bem recebida pelos representantes das empresas digitais.

A IAB Brasil, que representa as agências de publicidade, publicou uma nota na segunda-feira 24 manifestando “preocupação” com a votação. O texto pede mais ciclos de debate e alega que as empresas foram “pouco ouvidas” e não seria possível debater os temas “às pressas”.

*** Informações com ➡ Carta Capital

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso.
Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui

➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui

SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)