Uma idosa de 78 anos foi resgatada por auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), após viver mais de 40 anos em situação análoga à escravidão trabalhando como doméstica para uma família em troca de comida e moradia, em Fortaleza. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (19).
Conforme o Ministério do Trabalho, a mulher relatou aos fiscais que não lembra de ter recebido salário. Além disso, ela não tinha folgas, trabalhando de domingo a domingo para a mesma família. É o primeiro caso deste tipo registrado no Ceará pelo órgão.
Durante a abordagem, os patrões da idosa alegaram que ela não era funcionária, mas um membro da família. Porém, foi observado na fiscalização que a trabalhadora cozinhava, lavava roupas e limpava a casa para todos, tendo um tratamento diferente.
A idosa foi retirada da residência, e os patrões dela receberem autos de infração por cada irregularidade trabalhista apurada, como falta de pagamento de salários, excesso de jornada e falta de registro.
Também foi exigido o pagamento para a trabalhadora dos salários retroativos de todo o período e o pagamento de verbas rescisórias.
As ações de combate ao trabalho análogo a escravidão de trabalhadoras domésticas na capital cearense, realizadas durante esta semana, tiveram o apoio do Ministério Público do Trabalho, da Polícia Federal e da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará.
*** Informações com ➡ G1
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso.
Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂