O juiz Eduardo Appio, afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, afirmou em depoimento sigiloso ao Conselho Nacional de Justiça que estava investigando o destino de 3,1 bilhões de reais obtidos em acordos de colaboração no âmbito da Lava Jato.
A informação foi revelada pela coluna de Monica Bergamo no jornal Folha de S.Paulo e confirmada por CartaCapital. A oitiva ocorreu no final de maio.
Do montante mencionado, 2,2 bilhões de reais teriam sido transferidos para estatais e órgãos públicos, inclusive do Poder Judiciário. Cerca de 842 milhões ainda estavam no caixa da 13ª Vara da capital paranense em setembro do ano passado, mas em fevereiro de 2023 o saldo já seria de apenas 200 milhões.
Appio teria, então, solicitado o auxílio de funcionários técnicos da 13ª Vara para identificar o caminho percorrido por esses 642 milhões de reais e relatado indícios de que outras Varas foram beneficiadas com parte dos recursos.
Ele teria, ainda, apresentado suspeitas sobre falta de critério na distribuição da maior fatia das verbas, o que demandaria uma investigação mais profunda.
Appio foi retirado do comando dos processo da Lava Jato em maio pelo Conselho do TRF-4. A decisão atendeu a uma representação do desembargador federal Marcelo Malucelli, que afirmou que seu filho, João Eduardo Barreto Malucelli, recebeu uma ligação telefônica com “ameaças”. O TRF-4 teria indícios de que Appio seria o responsável pelo telefonema.
Os advogados de defesa protocolaram, então, um laudo pericial conduzido por Pablo Arantes, professor-adjunto do Laboratório de Fonética do Departamento de Letras na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo. Segundo ele, não há indícios suficientes para sustentar que seja de Appio a voz registrada no telefonema.
*** Informações com ➡ Carta Capital
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso.
Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂