Chefe do Grupo Wagner, Yevgueni Prigozhin, morre em queda de avião na Rússia, Putin nega envolvimento na morte

OUTRAS NOTÍCIAS

A Rússia repudiou as especulações ocidentais de um possível envolvimento do governo de Vladimir Putin na morte do chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, após queda de avião, na quarta-feira (23/8).

“Tudo isso é mentira absoluta”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à imprensa nesta sexta-feira (25/8).

“Há, agora, muita especulação em torno deste acidente de avião e das trágicas mortes dos passageiros, incluindo Yevgeny Prigozhin. É claro que, no Ocidente, toda esta especulação é apresentada de um ângulo bem conhecido”, afirmou Peskov à imprensa nesta manhã.

“Tudo isso é mentira absoluta e aqui, ao abordar esse assunto, é preciso se basear em fatos. Ainda não há muitos fatos. Eles precisam ser apurados no decorrer das ações investigativas”, completou.

O representante do governo russo também se recusou a confirmar a morte de Prigozhin, que tem sido especulada devido à presença e embarque dele na aeronave ter sido confirmada, apesar de ser improvável que ele tenha sobrevivido. Peskov ressaltou a necessidade de aguardar os testes nos 10 corpos encontrados no local da queda.

Guerra na Ucrânia

Após declaração do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, insinuar o envolvimento da Rússia no acidente aéreo, Putin se manifestou, na quinta-feira (24/8).

Durante um pronunciamento na televisão, o presidente russo prestou condolências à família de Prigozhin. Ele também disse que os investigadores tentam esclarecer o caso, mas que a perícia demorará um certo tempo.

Putin não mencionou o rompimento com o Grupo Wagner, e chegou a dizer que Prigozhin, que conhecia desde os anos 1990, era um “empresário talentoso”. A família de Prigozhin não se manifestou ainda sobre o assunto.

A relação de Putin e Prigozhin

O Grupo Wagner lutava na Ucrânia ao lado da Rússia. Antigo aliado do presidente russo, Prigozhin se revoltou contra Putin e liderou uma rebelião há dois meses, como forma de protesto pela falta de envio de equipamentos e armas às tropas. Prigozhin era apontado como líder do grupo de mercenários.

Com fama de sanguinário, Prigozhin liderou o grupo para, inicialmente, atacar o país vizinho sob ordens russas e, mais tarde, ameaçar o presidente russo em uma tentativa de golpe.

Formado em 2014, o Grupo Wagner é uma companhia privada de mercenários que atua em guerras pelo mundo. Desde o ano de fundação, o Wagner está presente na península ucraniana da Crimeia e chegou a ajudar forças separatistas apoiadas pela Rússia a tomar a região.
Depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 2022, o governo russo contou com a ajuda do grupo para avançar nas batalhas contra o exército de Zelensky, como nos embates das cidades de Bakhmut e Soledar.

*** Informações com ➡  Metrópoles

Atenção!!! Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área medindo 10 de fundo por 2,35 de largura. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração de Ipu – Valor R$ 500,00 – Ligar via WhatsApp para: (88) 9.96889007 e (88) 9. 9736-3674.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)