A greve conjunta convocada por metroviários e ferroviários para esta terça-feira (3/10) em São Paulo começou, nesta madrugada, com quatro linhas do Metrô e três da CPTM fechadas e outras duas operando parcialmente (7-Rubi e 11-Coral). As linhas de metrô e trem concedidas à iniciativa privada funcionam normalmente.
A paralisação foi marcada em protesto contra o plano de concessões e privatizações do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e terá adesão de funcionários da Sabesp, a companhia estadual de abastecimento de água e coleta de esgoto.
Por volta das 5h, as catracas foram abertas na Estação Corinthians-Itaquera, na zona leste. A medida contrariou sindicalistas do Metrô, que questionaram a equipe da CPTM. “Não estão sabendo da greve?”, disse um funcionário.
Na estação Jabaquara do metrô, zona sul da cidade, metroviários fizeram um protesto com cartazes e bandeiras. “Não à privatização”, gritavam (veja abaixo):
e acordo com o governo do estado, por volta de 5h30, o Metrô e a CPTM funcionavam da seguinte forma:
Metrô
• Linha 1- Azul: fechada
• Linha 2- Verde: fechada
• Linha 3-Vermelha: fechada
• Linha 15- Prata: fechada
CPTM – em operação parcial desde às 5h
• Linha 7- Rubi: de Caieiras a Luz
• Linha 10- Turquesa: fechada
• Linha 11-Coral: de Guaianases a Luz
• Linha 12- Safira: fechada
• Linha 13- Jade: fechada
Segundo o governo, as seguintes integrações estão abertas nesta manhã: Linha 7-Rubi na Estação Barra Funda com a Linha 8-Diamante; Linha 11-Coral e 7-Rubi na Estação Luz com a Linha 4-Amarela. As transferências com a Linha 3-Vermelha, na Barra Funda, e com a Linha 1-Azul, na Luz, continuam fechadas.
As linhas de transporte metropolitano já concedidas à iniciativa privada, 4-Amarela e 5-Lilás, de metrô, e 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trem, estão operando normalmente. Ainda assim, a expectativa é que a paralisação provoque caos no trânsito da cidade.
A pedido do Metrô, a Justiça do Trabalho havia determinado o funcionamento de 100% dos serviços no horário de pico — das 6h às 9h e das 16h às 19h — e de 80% nos demais horários, sob pena de aplicação de multa no valor de R$ 500 mil.
Juntos, Metrô e CPTM transportam, todos os dias, cerca de 4,2 milhões de passageiros, considerando apenas as linhas administradas pelas duas estatais e que devem ter a operação afetada pela greve.
Em nota, o governo do estado informou que “atua ininterruptamente para que a população não seja prejudicada pela greve ilegal de servidores da CPTM, Metrô e Sabesp nessa terça-feira (3)”.
“É absolutamente injustificável que um instrumento constitucional de defesa dos trabalhadores seja utilizado por sindicatos para ataques políticos e ideológicos à gestão comandada pelo governador Tarcísio de Freitas”, disse o governo.
Rodízio
Por causa da greve, a Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio nesta terça-feira para veículos com placas finais 3 e 4. Com isso, os carros poderão circular normalmente entre 7h e 10h e entre 17h e 20h. Continuam valendo o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as restrições de caminhões e fretados nas zonas máximas de circulação.
*** Informações com ➡ Metrópoles
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂