A empresária Maria Ediane da Mota Oliveira, de 41 anos, acusada de mandar assassinar a advogada Rafaela Vasconcelos de Maria por interesse no marido da vítima, pagou pela realização de “trabalhos espirituais” para atrapalhar a investigação policial e para saber a “sorte” da possível relação dela com o marido da vítima.
As investigações apontam que a empresária do ramo de loterias mandou matar a advogada porque estava apaixonada pelo marido da vítima. Ela chegou a pagar R$ 70 mil para um grupo de extermínio cometer o crime, segundo a Delegacias de Assuntos Internos (DAI).
Além de Rafaela, os criminosos também assassinaram Maria Socorro de Vasconcelos, de 78 anos, mãe da advogada. O crime ocorreu no dia 24 de março deste ano, na cidade de Morrinhos, a 235 km de Fortaleza.
Conforme a investigação da Polícia Civil, Ediane e sua irmã mantinham contato com um homem que realizava os trabalhos espirituais para elas. Entre eles, o homem realizou um trabalho para tirar a empresária “do engodo que ela se meteu”, nas palavras do homem.
A mensagem foi trocada em abril de 2023, pouco mais de um mês depois do assassinato de Rafaela Vasconcelos, o que, de acordo com a polícia, indica que o “engodo” que Ediane tentava se livrar era a investigação. A empresária e a irmã enviaram pelo menos R$ 850 ao homem.
Anteriormente, ela já havia contatado o mesmo homem para realizar um serviço de “firmar” velas. Ediane enviou as imagens dos restos das velas, consumidas pelo fogo, para uma casa de itens espirituais, que interpretou o significado da parafina derretida.
“Todo esse formato de sobra da parafina das duas velas, uma com o teu nome e a outra com o nome dele [do marido da vítima]… Sobrou tudo isso aí, significa dificuldades, tá certo? Aí tem esses dois pontos na parte superior, é tu e ele. Aí tá aí o formato da mulher, viu, e do lado uma surpresa, uma coisa também que tá meio inconveniente que eu não sei o que é também”, respondeu o contato a Ediane.
Em outro momento, Ediane pediu ajuda a um amigo para realizar consultas espirituais para entender como estava sua relação com o marido da vítima. Os dois marcaram uma sessão, mas a empresária não pôde comparecer presencialmente e participou por videochamada.
Ela pediu para amigo ver o que o marido da vítima estava “pensando em relação a mim” e questiona “até que ponto” a situação atual – possivelmente uma referência ao assassinato da advogada e a investigação da polícia – pode prejudicá-la.
Conforme as investigações, Ediane contratou um grupo de extermínio, formado por três policiais, para cometer o assassinato da advogada.
O grupo passou dois meses investigando a rotina de Rafaela antes de cometer o crime. A polícia descobriu que nos aparelhos celulares dos suspeitos foram encontradas várias fotos da advogada, como também do trabalho e da residência.
Suspeitos presos e procurados
Por conta do crime, Maria Ediane da Mota Oliveira entrou para a lista de mais procurados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. Maria Ediane da Mota Oliveira e cinco homens (sendo três policiais militares) são réus na Justiça Estadual pelos assassinatos.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a empresária é “suspeita de ser a mandante do duplo homicídio ocorrido na cidade de Morrinhos (CE), em março de 2023, onde uma advogada e sua mãe foram vítimas, em atividade típica de grupo de extermínio” e ressalta que a mulher foragida é “considerada perigosa”.
Em setembro, a Polícia Civil efetuou as prisões de um sargento da Polícia Militar e um homem que não é policial por suspeita de envolvimento no crime. Com as capturas, a polícia conseguiu prender as cinco pessoas suspeitas de participação no crime.
A Controladoria Geral de Disciplina, órgão que investiga policiais suspeitos de envolvimento em crimes, informou que o sargento e o homem presos tiveram participação ativa na logística do crime com a indicação de executores, bem como monitoramento das ações criminosas.
A Controladoria apura os fatos na seara disciplinar. Os militares envolvidos permanecem afastados das funções.
*** Informações com ➡ G1
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂