Bolsonaro publica fake news sobre Transposição do São Francisco e é desmentido por autor do vídeo

POLÍTICA

 Jair Bolsonaro (PL) utilizou suas redes sociais para compartilhar um vídeo contendo informações falsas, a fim de criticar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação a uma suposta falta de água em partes do projeto de transposição do Rio São Francisco.

O vídeo apresenta um homem mergulhando em um canal em Barbalha, a 400 km de Fortaleza, no Ceará, com a legenda afirmando que a filmagem foi realizada em março de 2022, durante o governo Bolsonaro, com a intenção de sugerir abundância hídrica devido ao projeto. “No entanto, a filmagem foi realizada em maio de 2023, já na gestão petista”, destaca a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Um segundo vídeo, exibido logo após o primeiro, mostra imagens de um canal aparentemente seco, identificando-o como sendo o mesmo local no Ceará. A intenção é transmitir a ideia de escassez de água.

Ainda conforme a reportagem, o protagonista do vídeo, Rodrigo de Oliveira, que é morador da região, afirma que o canal em que mergulhou em maio está ainda mais cheio devido às chuvas de setembro na região. Daniela Alexandre, esposa de Oliveira, também desmente as alegações do vídeo e destaca que o canal hoje tem mais água do que na época da gravação, em maio. Segundo ela, o nível da água está alto nos últimos meses e o mergulho foi proibido devido ao risco de afogamento.

“O autor do vídeo original que mostra André mergulhando e que foi manipulado por Bolsonaro é André do Cariri, 29, youtuber que é criador do canal Jeito Nordestino. Ele conta que estava na cidade de Barbalha para gravar o corte da árvore cujo tronco é exibido na tradicional Festa do Pau da Bandeira e então filmou Oliveira entrando no canal do chamado Cinturão das Águas, no Ceará”, ressalta a reportagem. O vídeo publicado por Bolsonaro, inclusive, oculta o crédito do Jeito Nordestino com uma tarja.

Daniela Alexandre, esposa de Oliveira, desmente as alegações do ex-presidente, destacando que o canal hoje tem mais água do que na época da gravação, em maio. Segundo ela, o nível da água está alto nos últimos meses e o mergulho foi proibido devido ao risco de afogamento.

O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, disse que “a desinformação sobre este tema é recorrente no bolsonarismo. Por sorte, o povo que vive às margens do canal sabe a verdade e mostrou isso nas urnas”.

*** Informações com ➡ Brasil 247

Atenção!!! Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área medindo 10 de fundo por 2,35 de largura. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração de Ipu – Valor R$ 500,00 – Ligar via WhatsApp para: (88) 9.96889007 e (88) 9. 9736-3674.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)