Vendas do varejo superam expectativas e crescem 0,6% em setembro

OUTRAS NOTÍCIAS

O volume de vendas do varejo brasileiro registrou uma alta de 0,6% em setembro deste ano, na comparação mensal, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (8/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a setembro do ano passado, as vendas do comércio varejista tiveram alta de 3,3%. No acumulado de 12 meses, a expansão foi de 1,7%.

O desempenho do varejo brasileiro em setembro veio acima das expectativas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava que houvesse estabilidade nas vendas (variação de 0%). Já na base anual, a projeção era uma alta menor, de 2,5%.

De acordo com o IBGE, no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, as vendas avançaram 0,2% em relação a agosto.

A média móvel trimestral para o varejo ficou estável (0%) no trimestre encerrado em setembro.

4 das 8 atividades tiveram alta na comparação anual

Na comparação com o mesmo período de 2022, houve taxas positivas em hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+7,5%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+5,9%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+3,8%) e móveis e eletrodomésticos (+2%).

Alta nas vendas em 18 das 27 unidades da Federação

Na comparação anual, segundo o levantamento do IBGE, houve resultados positivos em 18 das 27 unidades da Federação em setembro, com destaque para Ceará (+12,1%), Tocantins (+8,8%) e Maranhão (+7,5%).

Na comparação mensal, por sua vez, as vendas do varejo subiram em 13 das 27 unidades da Federação.

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, o crescimento do setor de hiper e supermercados foi determinante para o resultado positivo do comércio varejista em setembro.

“Um dos fatores principais para o resultado dessa atividade é a escolha orçamentária das famílias, que está voltada para os itens de primeira necessidade. Com o aumento da população ocupada e da massa de rendimento, as pessoas estão usando o rendimento habitual para os gastos em hiper e supermercados e não está sobrando para concentrar em outras atividades”, afirma.

“Mas é importante notar que se mantém o comportamento tímido do setor em termos qualitativos, com difusão mais baixa e concentração em itens de primeira necessidade, como alimentos. É um comportamento tradicional em momentos como o atual, em que os juros muito altos inibem o consumo de bens mais duráveis”, analisa.

*** Informações com ➡ Metrópoles

Atenção!!! Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área medindo 10 de fundo por 2,35 de largura. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração de Ipu – Valor R$ 500,00 – Ligar via WhatsApp para: (88) 9.96889007 e (88) 9. 9736-3674.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)