Revoltante: Deputado bolsonarista do (PL) apresenta projeto de lei para trabalhador trabalhar domingos e feriados sem o pagamento da diária dobrada

POLÍTICA

O deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), apresentou, nesta quarta-feira (22/11), um projeto de lei (PL) para regulamentar o trabalho aos domingos e feriados para 122 setores do comércio e de atividades essenciais.

A iniciativa constitui uma resposta à portaria editada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, na última sexta-feira (17/11). O texto publicado autoriza o trabalho aos domingos e feriados para setores do comércio somente se houver negociação com sindicatos e permissão prevista em legislação municipal.

A medida revoga uma decisão de 2021, ainda sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que liberava o trabalho no comércio durante feriados e domingos.

A edição da portaria, assinada pelo ministro Luiz Marinho, desagradou a parlamentares. Na noite de terça-feira (21/11), a Câmara dos Deputados aprovou a urgência de um projeto de decreto legislativo (PDL) que susta a portaria, ou seja, torna o texto sem efeito.

Com a aprovação da urgência, o PDL pode ser analisado diretamente pelo plenário, sem passar por comissões temáticas. Se aprovado pela Câmara e pelo Senado, o decreto legislativo entra em vigor, sem necessidade de sanção presidencial.

Impacto econômico

Na justificativa do projeto, o deputado Joaquim Passarinho afirma que a norma do governo representa um “retrocesso”, prejudicando o funcionamento de atividades comerciais.

“Restringir o funcionamento do comércio em dias estratégicos reduz significativamente a receita das empresas, afetando não apenas os negócios em si, mas também a arrecadação de impostos, essenciais para o financiamento de políticas públicas e investimentos em infraestrutura”, diz o texto.

De acordo com dados da Câmara, desde a última semana, foram apresentados ao menos 15 PDLs, por parlamentares de oito partidos, para derrubar a matéria.

Nesta quarta-feira (22/11), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participou de almoço com a Frente Parlamentar do Comércio e Serviços para debater a possibilidade de revogação da portaria.

*** Informações com ➡ Metrópoles 

Atenção!!! Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área medindo 10 de fundo por 2,35 de largura. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração de Ipu – Valor R$ 500,00 – Ligar via WhatsApp para: (88) 9.96889007 e (88) 9. 9736-3674.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)