Seguindo a evacuação que ocorre desde a madrugada desta quinta-feira (30/11) no bairro Mutange e proximidades, em Maceió, um hospital da capital alagoana precisou ter pacientes e trabalhadores retirados em decorrência do risco de afundamento da terra da mina 18 da Braskem, usada na extração de sal-gema.
Localizado no bairro Pinheiro, vizinho ao Mutange, o Hospital Sanatório se encontra na área afetada pela mineração em Maceió, que já obrigou mais de 6o mil pessoas a deixarem suas casas nos últimos anos.
Ao menos 80 pacientes do Hospital Sanatório já foram remanejados para outras unidades hospitalares desde a noite de quarta-feira (29/11).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, inicialmente estão sendo remanejadas as pessoas internadas na unidade, mas há outra quantidade de pacientes que também serão retirados do local, a exemplo daqueles que fazem hemodiálise.
Atendendo à solicitação do Ministério Público e por ordem da Justiça Federal, foi determinada nesta madrugada a desocupação de 23 residências situadas nas proximidades do Mutange, incluindo regiões como Bom Parto e Bebedouro.
A decisão concede autorização para a utilização de força policial, se necessário, diante de eventuais resistências, que vem acontecendo pelas famílias, por não serem incluídas na lista de indenizações.
A direção do Hospital, por meio de nota, informou que adotou todas as “medidas de segurança, precaução e prevenção de desastres”, em caso de repercussão na área onde está localizada.
Em caso de um afundamento de terra causado pela mina de sal-gema, uma grande cratera pode se abrir na região.
A Defesa Civil informou não haver orientação para evacuação no bairro do Pinheiro, onde fica o hospital, apesar da medida emergencial tomada por sua direção. As evacuações obrigatórias seguem apenas para os bairros de Bebedouro e Bom Parto, mais próximos do Mutange.
Outras medidas estão sendo tomadas
A Secretaria de Saúde de Maceió suspendeu o ponto facultativo das Unidades Básicas de Saúde, devido ao Dia do Evangélico, e reforçou os atendimentos para agir em caso de riscos. Além disso, convocou os profissionais para ajudar na transferência de todos os pacientes do hospital.
Segundo a empresa Braskem, a movimentação no solo se registrou apenas em um “local específico, dentro das áreas de serviço da companhia, nas proximidades da Av. Major Cícero de Goes Monteiro”, sendo isolada preventivamente.
A direção do Hospital Geral Sanatório comunica aos seus colaboradores, usuários e à população em geral que, tendo em vista as determinações oriundas da Defesa Civil municipal e considerando as informações dos órgãos de controle e segurança acerca do perigo de colapso iminente e deslocamento abrupto do solo na região do Mutange, com possível repercussão na área onde está localizado o nosso hospital, decidimos, por medida de segurança, precaução e prevenção de desastres, acionar o Plano de Contingência elaborado desde a ocorrência dos primeiros eventos geológicos.
Em função disso e em comum acordo com a gestão estadual e municipal de saúde, efetuaremos o remanejamento dos pacientes internados para outros hospitais, assim como garantiremos a continuidade, em outros serviços, dos pacientes submetidos rotineiramente a sessões de hemodiálise nas dependências de nosso hospital.
À medida em que essas medidas sejam detalhadas e colocadas em prática, informaremos aos familiares e aos próprios pacientes sobre cada uma delas.
Lamentamos, mais uma vez, quaisquer transtornos decorrentes dessa lastimável situação, mas a segurança de nossos pacientes e colaboradores e a continuidade da assistência médica aos nossos usuários estão acima de tudo e não mediremos esforços para preservá-las.
Maceió, 29 de novembro de 2023
À direção do Hospital Geral Sanatório
*** Informações com ➡ Metrópoles
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂