Um helicóptero com quatro pessoas caiu no Lago de Furnas; uma delas morreu

OUTRAS NOTÍCIAS

Um helicóptero com quatro pessoas caiu no Lago de Furnas na manhã desta terça-feira (2), em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas; uma delas morreu. vídeo acima, registrado por uma câmera de segurança de um rancho no local, mostra o momento da queda às 9h03.

A passageira Julia Mendonça Silva Bernardes, de 22 anos, e o piloto Lucas Chaves Ávila foram levados para a Santa Casa de Piumhi. Já o passageiro Leonardo Resende Silva Vitorino foi levado para o hospital de Passos. Posteriormente, segundo a assessoria da unidade de saúde, ele foi transferido para outra instituição, cujo nome não foi informado.

Já o tripulante Vanilton Alves Balieiro ficou desaparecido na água e foi encontrado morto horas depois. A informação foi confirmada pelo g1 com uma funerária e o Corpo de Bombeiros.

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que, assim que tomou conhecimento do acidente, a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) enviou uma equipe de busca, salvamento e resgate ao local para prestar socorro às vítimas.

Equipes de resgate e mergulhadores do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), equipes policiais e moradores/mergulhadores da região também participaram das buscas e atendimentos no local.

O que se sabe do acidente até o momento:

  • Em nota, a Polícia Civil, através da 19ª Delegacia de Piumhi, informou que a aeronave decolou de um heliponto existente no Balneário Escarpas do Lago, em Capitólio. A queda ocorreu nas proximidades de Marinas Portobello;
  • Ainda de acordo com a Polícia Civil, Julia Mendonça e Leonardo Resende foram convidados pelo proprietário da aeronave; já Vanilton Alves, que morreu no local, tinha sido convidado pelo piloto para o voo. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros divulgou que a “aeronave foi fretada para este passeio e teria outras programações agendadas na sequência (não informado se seriam também na região)”;
  • A polícia também informou que Vanilton Alves teria ficado preso pelo cinto de segurança da aeronave, e foi retirado da água pelos marinheiros locais, mas já sem vida;
  • Ao g1, o delegado Fábio Alexandre Csiszer informou que os passageiros Julia Mendonça e Leonardo Resende tinham como destino Piumhi. De lá, iriam pegar um outro voo para Bom Despacho, onde residem;
  • Em vídeo (veja abaixo), o delegado informou que os três feridos não correm risco de morrer;
  • O Corpo de Bombeiros informou que o helicóptero está a 12 metros de profundidade. A realização do trabalho de retirada deve ser realizada ao longo da quarta-feira (3); é aguardada a chegada de investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III);

A aeronave

Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o helicóptero de matrícula PP-MMA, modelo EC 120 B, foi fabricado em 2009. A situação de aeronavegabilidade consta como normal e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) é válido até 19 de outubro de 2024.

A aeronave, que pertence a ‘Âncora MG Participações Societárias LTDA’, pode transportar até quatro pessoas e peso máximo de decolagem de 1.715 kg. A reportagem ainda não conseguiu contato com a empresa.

Ainda conforme os dados da ANAC, consta operação negada para táxi aéreo, o que, de acordo com a assessoria do órgão, significa que a aeronave não tem autorização específica para realizar operações da natureza táxi aéreo, não que haja alguma irregularidade no registro em si.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), localizado no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-MMA em Capitólio (MG).

“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”, diz a nota.

Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que deslocou equipe de policiais civis e da perícia oficial ao local a fim de realizar os primeiros levantamentos e a coleta de vestígios que subsidiarão a investigação.

*** Informações com ➡ G1
Atenção!!! Aluga-se excelente Ponto Comercial, localizado na Rua Cel. Pedro Aragão, 1366, Centro Comercial de Ipu, banheiro, ampla área medindo 10 de fundo por 2,35 de largura. Lugar central e ao lado da Fábrica Wolga, coração de Ipu – Valor R$ 500,00 – Ligar via WhatsApp para: (88) 9.96889007 e (88) 9. 9736-3674.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)