O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixou de bloquear os benefícios de aposentados e pensionistas por falta de comprovação de vida. A suspensão é válida até o dia 31 de dezembro de 2024.
A decisão foi confirmada por meio de uma portaria do Ministério da Previdência Social, que foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (15).
O documento também altera o período de 10 meses para a prova de vida. A partir da nova medida, a contagem começa da data da última atualização do benefício ou da comprovação mais recente, ao invés de ser contada a partir da data de aniversário do segurado.
O INSS esclarece que, no período em que a suspensão durar, a comprovação de vida será realizada por meio de consultas em bases de dados próprias da autarquia ou administradas pelos órgãos públicos federais, preferencialmente biométricas.
No início de fevereiro, o instituto apontou que cerca de 4,3 milhões de pessoas foram convocadas para atestar que estavam vivas. A comprovação é voltada para quem recebe benefícios como aposentadorias, pensões por morte e auxílios por incapacidade.
*** Informações com ➡ Diário do Nordeste
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂