Auditores do Ministério do Trabalho embargaram nesta sexta-feira (5/04/2024) a demolição do edifício São Pedro, no litoral de Fortaleza. Conforme auditores que fiscalizam o local, a forma como a demolição é realizada põe os trabalhadores em risco.
Um dos pontos destacado pelos auditores como um perigo aos trabalhadores é a operação de uma máquina retroescavadeira suspensa por um guidaste no telhado do prédio, que corre grave risco de desabar.
O processo de demolição está parado e só deve ser retomado com a readequação do processo, conforme o Ministério do Trabalho.
A Prefeitura de Fortaleza informou que recebeu o relatório do Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (5/04/2024) e exigiu da empresa contratada para a demolição que cumpra todas as medidas para garantir a integridade física dos profissionais que trabalham no desmonte do São Pedro.
(..) “Todas as medidas necessárias já estão sendo executadas em caráter de urgência. As adequações devem ser concluídas até a próxima semana, cumprindo o prazo recomendado”.
O prédio foi inaugurado em 1951, sendo o primeiro a ter mais de três andares na Praia de Iracema. Ele surgiu como Iracema Plaza Hotel, consolidando uma era de luxo e lazer à beira do mar para os boêmios e visitantes da capital cearense. Era o começo da ocupação hoteleira na praia, que até então abrigava casas de veraneio.
O Edifício São Pedro era referência de luxo e boemia para os fortalezenses, tanto pela movimentação do hotel como pelo uso residencial. A proximidade com o mar e o clima festivo dos eventos sociais marcaram a memória de quem passou pelo imóvel.
Quando gravou o documentário “Lastro – Memórias do Edifício São Pedro”, a motion designer Rebeca Prado, de 32 anos, encontrou várias pessoas que compartilharam lembranças sobre o lugar.
Dentre elas, uma das moradoras que ainda resistiam no prédio, ressaltando que pagava caro pelo aluguel e que estava em situação regular. O ano era 2014. E o cenário já era de incertezas quanto ao futuro do imóvel.
Um primeiro processo de tombamento do prédio em âmbito municipal já existia. No ano seguinte às gravações, vieram a desocupação do prédio e um longo período de idas e vindas nas tentativas de preservar ou transformar o lugar.
Auditores do Ministério do Trabalho embargaram nesta sexta-feira (5) a demolição do edifício São Pedro, no litoral de Fortaleza…. pic.twitter.com/hoQHGgUCe9
— Radialista Afrânio Soares (@afranioasoares) April 6, 2024
Ver essa foto no Instagram
*** Informações com ➡ G1 Ceará
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂