O governo Lula (PT) anunciou, nesta quarta-feira 29, novas medidas de apoio ao Rio Grande do Sul, com foco na reconstrução do estado após a tragédia das enchentes.
Uma das medidas anunciadas é uma nova linha de financiamento para empresas no montante de até 15 bilhões de reais. O dinheiro é do Fundo Social e será disponibilizado a pequenas e grandes companhias. A iniciativa visa garantir recursos para compra de máquinas, equipamentos e contratação de serviços. O montante também pode ser usado para o financiamento de empreendimentos, incluindo obras de construção civil e para capital de giro emergencial.
O presidente também anunciou o lançamento de uma medida provisória que vai incluir cooperativas de crédito como operadoras do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Essa medida visa ampliar a capilaridade e o acesso ao crédito às empresas de pequeno porte.
O governo Lula também vai disponibilizar um aporte adicional de 600 milhões de reais para operação de créditos rural. A ideia, neste caso, é atender os pequenos e médios agricultores gaúchos.
A Finep, agência pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também vai atuar com uma nova linha de crédito para reconstrução do estado. Serão disponibilizados, neste caso, um pacote de até 1,5 bilhão de reais à taxa TR+5%, via operadores, como as cooperativas de crédito, Banrisul e BRDE. 50% dos recursos serão para micro, pequenas e médias empresas do estado. Em outra frente, a agência vai lançar editais para reparos emergenciais a centros de pesquisa e pesquisadores, com montantes que chegam a 50 milhões de reais.
Durante o anúncio das medidas, o presidente Lula (PT) reforçou o empenho do governo federal em facilitar a chegada de recursos ao Rio Grande do Sul.
(..) “A nossa preocupação nesse momento é fazer com que não haja qualquer empecilho burocrático que atrapalhe as decisões do governo acontecer na ponta”, declarou.
De acordo com o presidente, o governo também passa a atuar a partir de um novo paradigma diante as questões climáticas.
(..) “Qualquer região que tenha um problema climático terá que ter uma ação especial e é por isso que estamos trabalhando na construção de um plano antecipado, para que a gente tente evitar que essas coisas aconteçam nesse País.”
*** Informações com ➡ Carta Capital
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂