O presidente Lula (PT) visitou nesta sexta-feira (7/06/2024) a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP), que está internada no Hospital Sírio-Libanês após ser atacada por deputados bolsonaristas e passar mal durante uma sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.
Por meio de suas redes, o presidente compartilhou fotos ao lado de Erundina e criticou os deputados bolsonaristas que a atacaram.
(..) “Visita de solidariedade e carinho à minha amiga e deputada federal Luiza Erundina. O retorno do respeito à democracia e de um ambiente civilizado na política é fundamental para combatermos juntos o discurso e práticas de ódio de poucos”, escreveu Lula.
Erundina é alvo de ataques de deputados bolsonaristas
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) passou mal durante sessão da Comissão de Direitos Humanos desta quarta-feira (5) ao falar sobre PL 1156/2021, que propõe instituir a responsabilidade do Estado Brasileiro em identificar lugares de repressão política utilizados pela Ditadura Militar (1964-1985). Antes de sua fala, a parlamentar teve que escutar provocações e deboches sobre o tema por parte de parlamentares bolsonaristas.
Logo após a defesa da matéria feita por Erundina, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) tomou a palavra e pediu respeito à parlamentar. Logo em seguida, ele foi interrompido e Luiza Erundina foi socorrida.
A deputada foi levada às pressas para o Hospital Sírio-Libanês e segue internada. De acordo com sua assessoria de imprensa, o quadro da parlamentar “é estável”.
“Abjetos”
Em entrevista à Fórum, a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que esteve na sessão desta quarta-feira (5), relata que os deputados bolsonaristas fizeram um “paredão” com ataques antes da fala de Erundina.
Quem antecedeu a fala da deputada Luiza Erundina foi o deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) que, aos gritos, classificou a matéria relatada pela deputada como “revisionista” e “mania de comunista”.
Após o ataque do deputado Bilynskyj, a palavra é concedida para Erundina. No vídeo abaixo, a partir de 2h25 é possível acompanhar a fala de Erundina e perceber que os deputados bolsonaristas, que estão atrás dela, não param de falar e a parlamentar precisa aumentar o tom de voz para que seja ouvida. Tal cena, leva Ivan Valente a pedir respeito pela colega de bancada.
Logo após Erundina ser socorrida, um deputado da extrema direita corre para dizer que “não faltaram com respeito com a parlamentar”.
“Muito abjeto. Eles botaram uma tropa para fazer a obstrução durante todo o período, desde o início da comissão às duas da tarde, todos os requerimentos […] violência das palavras que eles vão falando, aí tu vai lá, interrompe a fala dos outros”, inicia Fernanda Melchionna.
Em seguida, Melchionna relata o clima que levou Erundina a passar mal. “Na hora que ela [Erundina] foi ler o relatório, eles já montaram um paredão de bolsonaristas. Claro que, como ela é mais idosa, não ficaram berrando”, revela.
Para Melchionna, “a sessão foi marcada pela violência” e que a deputada Luiza Erundina “somatizou” os ataques agressivos dos deputados da extrema direita, o que agravou o quadro de saúde da parlamentar, que tem 89 anos, e a levou a passar mal.
Em decorrência do quadro de saúde de Luiza Erundina, a sessão foi suspensa na Câmara dos Deputados.
Visita de solidariedade e carinho a minha amiga e deputada federal @luizaerundina. O retorno do respeito à democracia e de um ambiente civilizado na política é fundamental para combatermos juntos o discurso e práticas de ódio de poucos.
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/uLPhKUXndN
— Lula (@LulaOficial) June 7, 2024
NOTA SOBRE A DEPUTADA FEDERAL LUIZA ERUNDINA
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL/SP) está no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. O quadro é estável, aguardando resultado dos exames. Assim que possível, daremos mais informações. Ascom Luiza Erundina— Luiza Erundina (@luizaerundina) June 5, 2024
Bolsonaristas não respeitam NADA! Nossa companheira @luizaerundina, decana da casa, de trajetória irretocável, foi tão atacada hoje que precisou de atendimento médico. Ontem foi Sâmia. Hoje, Erundina. Não aceitaremos a violência que tentam impor na Câmara dos Deputados!
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) June 5, 2024
Hoje foi um dia terrível no Congresso Nacional. A extrema-direita bolsonarista tentou interditar o debate político com violência e agressões, em especial nas comissões, num nível de ódio e desrespeito tamanhos que levaram a deputada Luiza Erundina, de 89 anos, a passar mal e ser… pic.twitter.com/VPpOmnCEOY
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) June 5, 2024
Acabei de estar com nossa amiga Erundina. O quadro dela segue a exigir acompanhamento mas saio mais aliviado e muito otimista do hospital. Pelo situação grave que ocorreu do edema imaginei que pudesse ainda encontra-la com dificuldades de respiração e comunicação na UTI.
1/2— Glauber Braga (@Glauber_Braga) June 5, 2024
Hoje os bolsonaristas usaram o dia para promover ódio e agressões em níveis que eu nunca imaginaria presenciar em uma câmara dos deputados. Mas o mais sórdido desses ataques, foi a deputada Luiza Erundina que se encontra neste momento hospitalizado em uma UTI. Espero e desejo…
— André Janones (@AndreJanonesAdv) June 6, 2024
EXIGIMOS RESPEITO!
Hoje, a Deputada @LuizaErundina, do PSOL, de 89 anos, Deputada há 25 anos, após duas horas de puro caos causado pelos bolsonaristas na Comissão de Direitos Humanos, passou mal e foi parar na UTI.
O Deputado @RogerioCorreia_, do PT, foi agredido fisicamente… pic.twitter.com/cGSiJqNzg8
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) June 6, 2024
Não vamos normalizar e muito menos aceitar a barbárie que a extrema direita tem encampado na Câmara dos Deputados.
Toda a solidariedade a companheira @luizaerundina ! pic.twitter.com/ti3EbhhVFu— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) June 6, 2024
Toda solidariedade à @luizaerundina, que saiu da sessão da Comissão de Direitos Humanos direto para o hospital, onde está internada, após ser desrespeitada por parlamentares bolsonaristas.
Tenho certeza de que, muito em breve, nossa querida Erundina estará de volta. Mas…
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) June 6, 2024
*** Informações com ➡ REVISTA FORUM
** ➡ E atenção internautas e seguidores: – A Betapark Guaraciaba Loteamento está vendendo lotes no “Loteamento as margens da CE-187” próximo ao Município de Guaraciaba do Norte. Financiamento em 120x, 36x, 24x e 12 vezes sem juros com parcelas a partir de R$ 268,00 e sem burocracia. O Loteamento já está com 50% vendido; venha adquirir o seu com 5% de desconto e com no mínimo na compra de 3 lotes, o desconto é de 10%. Financiamento com a Loteadora ou pelo telefone: (88) 9.9303-4735.
CRECI: 18031F.
Liga agora e aproveite seu investimento nesse novo paraíso na Serra da Ibiapaba.
(Contrato publicitário – De 03 a 17 de junho de 2024)
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂