“Campos Neto continua sabotando o Brasil e nossa economia”, diz Lindbergh após manutenção da Selic em 10,5%

POLÍTICA

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou duramente a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de manter a taxa Selic em 10,5% ao ano. Em vídeo publicado no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira (31), o parlamentar acusou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de sabotagem deliberada contra a economia brasileira.

“Nenhuma surpresa. Infelizmente, como a gente já sabia, o Roberto Campos Neto e a diretoria do Banco Central não baixaram a taxa de juros e continuamos com a segunda maior taxa do mundo. Eu sempre digo que é uma política de sabotagem deliberada do Campos Neto”, afirmou o parlamentar.

“Lula tem se esforçado para fazer a economia crescer, a renda do povo está subindo, subiu mais de 11% em 2023, e dos 5% mais pobres subiu 38%, mas a economia só não está bombando por causa dessa taxa de juros. É muita gente endividada, as empresas endividadas, porque nós temos, volto a dizer, a segunda maior taxa de juros do mundo. Por isso é importante continuar denunciando politicamente essa sabotagem feita pelo presidente do BC,” complementou Lindbergh.

A decisão do Copom de manter a Selic em 10,5% veio após uma série de cortes na taxa de juros que haviam sido interrompidos na reunião de junho. Desde agosto do ano passado, o Banco Central havia adotado uma trajetória de redução da Selic, cortando-a em 0,5 ponto percentual por reunião até março deste ano. Em maio, o corte foi mais moderado, de apenas 0,25 ponto percentual.

Em junho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, registrou alta de 0,21%, abaixo dos 0,46% de maio. No acumulado de 2023, a inflação é de 2,48%, e nos últimos 12 meses, a taxa chegou a 4,23%, superando os 3,93% dos 12 meses anteriores.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu uma meta de inflação de 3% para 2024, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. O Banco Central, no Relatório de Inflação de junho, projetou uma inflação de 4% para o próximo ano, enquanto o boletim Focus, que coleta projeções de instituições financeiras, estima um IPCA de 4,1% para 2024.

*** Informações com ➡ Brasil 247

** Postagem: Virgínia Aragão Soares (Redação Aconteceu Ipu)
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)