Mais de 20 presos tentam fugir de complexo penitenciário no Ceará

POLÍCIA

Pelo menos 22 presos tentaram se rebelar e fugir do complexo penitenciário Professor Clodoaldo Pinto, conhecido como CPPL II ou UP2, em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza, na noite de sábado (3). Durante a tentativa de fuga, um preso ficou ferido.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Ceará (Sindppen-CE), três policiais ficaram feridos, mas a Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP) nega essa informação

Conforme a SAP, os 22 detentos que tentaram fugir da penitenciária são ligados a uma facção criminosa. Houve confronto entre os policiais e os presidiários; um detento acabou baleado e foi levado a uma unidade hospitalar.

“A tentativa [de fuga] foi frustrada graças à pronta resposta dos agentes do Estado, que controlaram a situação com técnica e uso controlado da força”, disse a pasta. “A SAP reitera que não houve fuga em massa e que todos os infratores responderão administrativamente e criminalmente pelos seus atos”.

O Sindppen, por sua vez, afirma que durante a ação dos criminosos, três policiais penais foram feitos de refém e usados como escudo pelos presos.

A diretoria do sindicato esteve no complexo penitenciário na noite de sábado e afirma que constatou alguns policiais penais com lesões e escoriações.

Ao g1, a presidente do Sindppen, Joélia Silveira, afirmou que os três policiais foram amordaçados, algemados e feridos com ‘cossocos’, uma espécie de faca artesanal, e foram levados a um hospital para receber atendimento médico.

Questionada sobre a informação dos policiais penais feitos de refém, a secretaria se limitou a responder que nenhum policial ficou ferido.

Presos tomaram controle de ala

A CPPL II ou UP2, em Itaitinga, é um complexo prisional separados em alas, cercado por muros e cercas.

Conforme o Sindicato dos Policiais Penais do Ceará (Sindppen-CE), por voltas 19h20, durante o trancamento da ala D, os presos teriam rendido um policial penal com um golpe mata-leão e com ‘cossocos’.

A partir daí, os presidiários teriam rendido mais dois policiais e se apropriado de armas e coletes. Os detentos teriam usados s três policiais como escudos e chegaram a sair da ala D, mas teriam sido impedidos de fugir ao alcançar os muros e cercas que encerram a unidade prisional.

“Não fugiu ninguém da UP2. Foi uma tentativa de fuga, 22 internos. Os policiais colocaram eles para correr de volta, um preso foi baleado, está no hospital, fora de perigo”, afirmou o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, em vídeo publicado nas redes sociais.

O secretário publicou o vídeo na madrugada deste domingo (4), trajado com colete à prova de balas e capacete, cercado de outros policiais penais, próximo à unidade prisional onde ocorreu a tentativa de fuga.

Uma equipe da TV Verdes Mares esteve no entorno da CPPL 2 na manhã deste domingo e constatou que o movimento na região era tranquilo, e que familiares aguardavam do lado de fora para visitar internos na unidade prisional.

*** Informações com ➡ G1

** Postagem: Virgínia Aragão Soares (Redação Aconteceu Ipu)
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)