Vagão de trem histórico é destruído em incêndio em Fortaleza; estrutura era resquício de estação centenária

NOTÍCIAS DO CEARÁ

O último vagão trem que restou da antiga estação ferroviária Otávio Bonfim foi destruído em um incêndio na madrugada deste domingo (15) em Fortaleza. O vagão teve perda total na estrutura de madeira, restando apenas o esqueleto metálico.

O vagão ficava estacionado sob trilhos desativados às margens da avenida José Jatahy, no bairro Farias Brito, próximo ao cruzamento com a avenida Bezerra de Menezes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes foram acionadas por volta de 1 hora da manhã e já encontraram a estrutura tomada pelas chamadas. Ninguém ficou ferido.

A composição férrea era um dos últimos resquícios da estação ferroviária Otávio Bonfim, inaugurada em 1922. Ela era parte da chamada Estrada de Ferro de Baturité, a primeira ferrovia do Ceará, que ligava o município cafeeiro à capital cearense, a partir de onde a produção era exportada.

Quando foi inaugurada, a estação era conhecida como Quilômetro 3. Depois, ficou conhecida como Estação do Matadouro, por ficar próximo ao Matadouro Público de Fortaleza, na avenida Bezerra de Menezes. Posteriormente, recebeu o nome de Otávio Bonfim.

A estação foi fechada em 2009, já durante as obras de implantação do Metrô de Fortaleza, dois anos após a extinção da empresa pública Rede Ferroviária Federal S.A., que administrava o local.

O local ficou abandonado nos anos seguintes, até ser demolido para as obras de requalificação da então rua José Jatahy, que passou a ser uma avenida. Para alargar a via, a estação foi derrubada. O vagão queimado neste domingo havia sido preservado, junto com parte dos trilhos, e ao redor foram construídas calçadas e uma área verde.

A estrutura era um dos últimos resquícios de que por ali, um dia, transitavam os trens da primeira ferrovia do Ceará. Movimentos de preservação do patrimônio chegaram a pedir que o vagão fosse tombado e transformado em um centro cultural ou um biblioteca, mas, à época, o pedido de tombamento foi indeferido pela Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Segundo um morador da região relatou ao g1, a estrutura estava abandonada há anos e, ultimamente, vinha sendo utilizada por moradores de rua e por usuários de drogas. O interior do vagão estava constantemente repleto de lixo e até fezes.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que as causas do incêndio serão apuradas pela Polícia Civil, e solicitou que a população repasse qualquer informação sobre o caso por meio de um boletim de ocorrência.

*** Informações com ➡ G1

** Postagem: Virgínia Aragão Soares (Redação Aconteceu Ipu)
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)