O mundo está prestes a testemunhar mais uma consequência da chamada emergência climática. Os Estados Unidos se preparam para a chegada de um furacão que pode ser o pior em mais de 100 anos a atingir a Flórida.
São quilômetros de congestionamento em busca de segurança. Mais de 1 milhão – dos 3 milhões – de moradores da região de Tampa foram orientados a deixar suas casas com a aproximação do furacão Milton. É a maior ordem de retirada de civis desde 2017. O aeroporto da cidade fechou na manhã desta terça-feira (8). No total, 12 milhões de pessoas estão sob alerta.
A população da região da Baia de Tampa foi embora. É quase uma área fantasma. O Milton deve chegar lá nesta quarta-feira (9) no final do dia, com ventos de 285 km/h.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, pediu que a população se prepare para o pior. Segundo ele, há 8 mil homens da Guarda Nacional prontos para atuar na região.
“Nós podemos reconstruir casas e negócios. Nós podemos reerguer a vida das pessoas, mas só se elas sobreviverem à tempestade”, disse Ron DeSantis.
DeSantis ressaltou que há risco de tempestades muito fortes para quase toda a costa oeste do estado, com inundações que podem chegar a até 4,5 m.
Em Orlando, a expectativa é de que os impactos não sejam tão fortes. Mesmo assim, moradores vão passar os próximos dias abrigados em segurança. Eles estocaram água e alimentos.
“Estou assustada porque você nunca sabe o que vai acontecer. Eu e minha família já estamos preparados”, diz uma moradora.
Nesta terça-feira (8), o furacão Milton passou pela costa do México, a 830 km da Flórida. Os ventos fortes derrubaram postes de energia e árvores. Segundo as autoridades locais, não houve vítimas.
No fim da tarde desta terça-feira (8), o Milton voltou a ser considerado um furacão de categoria 5 – a mais alta na escala de risco.
O presidente americano, Joe Biden, aprovou declarações de emergência para a Flórida e pediu às companhias aéreas que ajudem na retirada das pessoas.
“Se você recebeu uma ordem para sair de casa, você deve segui-la agora. Você já deveria ter saído de casa. É uma questão de vida ou morte. E isso não é um exagero”, disse Joe Biden.
O jornal americano “The New York Times” revelou que a Agência Federal de Desastres americana está sobrecarregada por causa do excesso de desastres naturais acontecendo ao mesmo tempo no país. Por isso, menos de 10% dos funcionários estão disponíveis para responder a um dos piores furacões em um século.
*** Informações com ➡ G1
➡ ** Postagem: Virgínia Aragão Soares (Redação Aconteceu Ipu)
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂