Caso Marielle: Ronnie Lessa é condenado a 78 anos de prisão; Élcio pega 59 anos

POLÍTICA

Por: Afrânio Soares (Aconteceu Ipu)

O 4º Tribunal do Júri da Capital, no Rio de Janeiro, condenou nesta quinta-feira, 31 de outubro de 2024, os ex-policiais Élcio Queiroz e Ronnie Lessa pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A sentença encerra um processo que teve início na quarta-feira, 30, e que incluiu testemunhos impactantes de familiares, autoridades e dos próprios réus.

Sentenças e Indenizações

Ronnie Lessa, considerado o autor dos disparos, foi condenado a 78 anos e 9 meses de prisão, além de 30 dias-multa. Élcio Queiroz, apontado como o motorista no dia do crime, recebeu uma sentença de 59 anos e 8 meses, mais 10 dias-multa. Ambos deverão pagar também indenizações de R$ 706 mil para os familiares das vítimas: Arthur (filho de Anderson), Luiara (filha de Marielle), Ágata (viúva de Anderson), Monica (viúva de Marielle) e Marinete (mãe de Marielle).

Testemunhos no Primeiro Dia de Julgamento

No primeiro dia de julgamento, foram ouvidas pessoas-chave como Fernanda Chaves, assessora de Marielle, que sobreviveu ao atentado, além de Marinete Silva e Monica Benício, mãe e viúva da vereadora, e Ágatha Arnaus, viúva de Anderson Gomes. Policiais e outras testemunhas também contribuíram para a reconstrução dos eventos trágicos daquela noite de 14 de março de 2018.

Depoimentos dos Réus e Acusação de Mandantes

Lessa e Queiroz também prestaram depoimento no tribunal. Os acusados como mandantes do crime, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, e seu irmão, o deputado Chiquinho Brazão, terão seu julgamento conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), devido ao foro privilegiado. Eles são acusados de organizar o crime com a ajuda do ex-delegado Rivaldo Barbosa, que teria atuado para proteger os irmãos e impedir o avanço das investigações.

A Escolha dos Jurados e Sentença Final

A sentença foi definida por um júri composto por sete homens, sorteados entre 21 cidadãos, e proferida pela juíza Lúcia Glioche. O julgamento foi acompanhado de grande expectativa pública, devido à gravidade do caso e ao impacto que a morte da vereadora causou na sociedade.

O Caso Marielle Franco: Relembrando os Detalhes do Crime

Marielle Franco, vereadora pelo PSOL no Rio de Janeiro, foi assassinada na noite de 14 de março de 2018. Após participar de um evento com mulheres negras na Lapa, ela retornava para casa no bairro da Tijuca, acompanhada do motorista Anderson Gomes e da assessora Fernanda Chaves, quando seu carro foi alvejado. Um Chevrolet Cobalt prata emparelhou ao veículo e, de lá, um dos ocupantes disparou nove tiros. Marielle foi atingida por quatro tiros, enquanto Anderson recebeu três disparos e ambos morreram no local.

Investigações e Prisões: O Caminho para o Julgamento

Em março de 2019, Ronnie Lessa e Élcio Queiroz foram presos, com Lessa identificado como o autor dos tiros e Queiroz como o motorista do veículo. Em março de 2024, o deputado Chiquinho Brazão e Domingos Brazão foram presos, acusados de ordenar o assassinato, junto ao delegado Rivaldo Barbosa, que teria auxiliado na obstrução das investigações.

As Investigação e Obstáculos ao Longo dos Anos

As investigações, durante anos conduzidas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, enfrentaram dificuldades e suspeitas de obstrução. Em novembro de 2018, o então ministro da Segurança Pública Raul Jungmann alertou sobre um grupo criminoso articulado para impedir o avanço das investigações. Em dezembro de 2023, o então ministro da Justiça Flávio Dino confirmou que o inquérito estava em sua fase final, destacando os esforços para apurar os envolvidos após anos de investigações difíceis e controversas.

*** Informações com ➡ Conteúdo do Estadão

** Postagem: Virginia Aragão Soares

(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la