Fugitivo do 8 de janeiro condenado a 17 anos de reclusão é detido nesta quinta (14) na Argentina

OUTRAS NOTÍCIAS

Por: Afrânio Soares (Aconteceu Ipu)

Nesta quinta-feira, 14, a polícia argentina deteve “Joelton Gusmão de Oliveira”, um dos fugitivos do ataque aos Três Poderes ocorrido em 8 de janeiro, em Brasília. O brasileiro, de 47 anos, foi preso na cidade de La Plata, a 60 km de Buenos Aires, após ser abordado por policiais que notaram “uma atitude suspeita”. A captura foi confirmada por um comunicado policial, que não revelou mais detalhes sobre a operação.

Ordem de captura e extradição

Ao identificarem Joelton, os policiais constataram que ele possuía uma ordem de “captura e detenção” com fins de extradição solicitada pela justiça brasileira. Em fevereiro deste ano, ele foi condenado a 17 anos de prisão por crimes como tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa armada, deterioração de ativos e abolição violenta do Estado democrático de direito.

Decisão do STF e investigação da Polícia Federal

A prisão ocorre em meio a esforços para extraditar brasileiros envolvidos nos atos golpistas de janeiro. Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os investigados foragidos na Argentina fossem devolvidos ao Brasil. Segundo a Polícia Federal, mais de 60 brasileiros estão sendo monitorados no país vizinho.

Mudança na lei argentina sobre refugiados

Outro fator que contribuiu para a prisão foi a recente alteração na legislação argentina sobre o estatuto de refugiados. Desde outubro, o país deixou de conceder refúgio a estrangeiros acusados ou condenados em seus países de origem, uma medida que reforça a cooperação internacional no combate a crimes transnacionais.

Contexto e próximos passos

Joelton Gusmão é o mais recente capturado entre os envolvidos no ataque de 8 de janeiro, episódio que marcou a tentativa de subverter o Estado democrático de direito no Brasil. Agora, sua extradição para cumprir a pena no país deve ser coordenada pelas autoridades brasileiras em conjunto com o governo argentino.

*** Informações com ➡ Conteúdo do Estadão via AFP

** Postagem: Virginia Aragão Soares

(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.
Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)