Da Redação do Aconteceu Ipu
Operação Vis Occulta – A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (5/12/2024), a operação Vis Occulta, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pela compra de votos e pela influência ilícita nas eleições de outubro em “dezenas de municípios do Ceará”. Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sete mandados de busca e apreensão, além da aplicação de medidas cautelares a cinco investigados, como recolhimento domiciliar noturno e uso de tornozeleira eletrônica. As ações ocorreram em endereços na capital, Fortaleza.
Envolvimento de servidor público
A PF também investiga o “possível envolvimento de servidor público cooptado pelo grupo”. Essa conexão está sendo analisada em conjunto com outras frentes investigativas, envolvendo suspeitas de irregularidades relacionadas à atuação da organização criminosa.
Relação com operação anterior
A operação Vis Occulta é um desdobramento da operação Mercato Clauso, realizada em 4 de outubro, quando foram apreendidos R$ 600 mil com um indivíduo ligado ao grupo criminoso. Naquela ocasião, as ações se concentraram nas cidades de Fortaleza, Canindé e Choró, revelando as bases da atuação do grupo no estado.
Esquema de caixa 2 e contratos públicos
De acordo com a PF, as investigações apontam que os recursos usados para a compra de votos foram obtidos por meio de um esquema de caixa 2. Esse esquema envolvia contratos públicos direcionados a empresas vinculadas à organização criminosa, que financiavam de forma ilícita campanhas eleitorais.
Ações conjuntas e desdobramentos
O trabalho desta quinta-feira contou com o apoio do Ministério Público Eleitoral e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco). As informações obtidas durante a operação serão compartilhadas com:
- Promotorias Eleitorais de Canindé e Choró, para subsidiar eventuais ações impugnativas no âmbito eleitoral;
- Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD), devido à suspeita de envolvimento do servidor público;
- Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), para reforçar apurações sobre fraudes em licitações relacionadas às atividades da organização criminosa.
A PF destacou que as investigações continuam e que novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço dos trabalhos.
Tags: #PF #OperaçãoPolicial #LavagemDeDinheiro #CompraDeVotos #Eleições2024 #EleiçõesCeará #Corrupção #CrimeOrganizado #JustiçaEleitoral #MinistérioPúblico
*** Informações com ➡ Conteúdo Diário do Nordeste
** Postagem: Virginia Aragão Soares
(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)
➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂