Da Redação do Aconteceu Ipu
A mais recente pesquisa realizada pela consultoria Quaest e divulgada nesta quarta-feira (11) indica que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 52%, enquanto 47% desaprovam sua gestão. Apenas 1% não soube ou não respondeu. Este é o último levantamento do ano sobre a avaliação do governo.
Comparativo anual e regional
Apesar do crescimento em relação à pesquisa anterior, realizada em outubro, quando a aprovação era de 51%, o índice apresenta uma queda de 2 pontos percentuais em comparação a dezembro de 2023, quando era de 54%.
A região Nordeste desponta como o maior reduto de aprovação ao governo Lula, com 67%, enquanto 32% desaprovam. Por outro lado, a região Sul apresenta o maior índice de reprovação, com 52%, enquanto 46% aprovam a administração petista.
Entre os grupos que mais avaliam positivamente o governo estão mulheres, pessoas com 60 anos ou mais, indivíduos com menor escolaridade (até o ensino fundamental), pretos e católicos. Já os índices mais negativos aparecem entre homens, jovens de 16 a 34 anos, pessoas com ensino superior incompleto e evangélicos.
Avaliação geral do governo
A pesquisa aponta que a gestão é considerada positiva por 33%, regular por 34% e negativa por 31% dos entrevistados. Há ainda 2% que não souberam opinar ou não responderam.
Este desempenho ao final do segundo ano de mandato de Lula, em 2024, só perde para os índices de Fernando Henrique Cardoso (25% em 2000) e Michel Temer (13% em 2016).
Críticas à comunicação governamental
A pesquisa revela que 41% dos entrevistados enxergam mais notícias negativas sobre o governo, contra 32% que veem notícias positivas. Outros 23% afirmaram não ter ouvido notícias, enquanto 4% não souberam opinar.
Essa percepção ocorre em um contexto de críticas à comunicação do governo, inclusive pelo próprio presidente Lula.
Percepção econômica
A economia é um dos principais temas destacados na pesquisa. Para 40% dos entrevistados, a situação econômica piorou no último ano, enquanto 27% acreditam que houve melhora e 30% consideram que está igual.
Em relação ao poder de compra:
- 68% afirmam que ele diminuiu.
- 19% dizem que aumentou.
- 12% avaliam que permaneceu o mesmo.
Além disso, 78% dos entrevistados acreditam que os preços dos alimentos subiram no último mês. Apenas 8% consideram que houve queda, enquanto 13% avaliam que os preços ficaram estáveis.
Medidas econômicas e impacto
Entre as medidas econômicas apresentadas pelo governo, a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil obteve alta aprovação, com 75%, enquanto 20% desaprovam.
Já o pacote de cortes de gastos do governo foi compreendido por 83% dos entrevistados, mas apenas 23% acreditam que as medidas serão suficientes para melhorar as contas públicas. Uma parcela de 68% pensa o contrário, enquanto 9% não souberam opinar.
Metodologia da pesquisa
A sondagem foi realizada com 8,6 mil brasileiros, com 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com um nível de confiança de 95%.
*** Informações com ➡ Conteúdo Metrópoles
** Postagem: Virginia Aragão Soares
(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)
➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂