Wellington Macedo de Souza, blogueiro cearense condenado por tentativa de explosão de bomba em Brasília migra para regime semiaberto

NOTÍCIAS DO CEARÁ
Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: (88) 9,9965-4115. Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet

Da Redação do Aconteceu Ipu

Wellington Macedo de Souza, 47 anos, blogueiro natural do Ceará, terá a pena modificada para o regime semiaberto, conforme decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Ele havia sido condenado a seis anos de prisão em regime fechado e multa de R$ 9,6 mil por envolvimento em uma tentativa de explodir uma bomba em um caminhão de combustível perto do Aeroporto de Brasília, em dezembro de 2022.

Restrição a benefícios externos

Embora tenha sido autorizado a migrar para o regime semiaberto, Wellington Macedo não poderá usufruir de benefícios externos, como trabalho ou saídas temporárias, por determinação judicial. A decisão mantém restrições severas, refletindo a gravidade dos atos cometidos.

A tentativa de explosão em 2022

O caso ocorreu em 24 de dezembro de 2022, quando uma bomba foi colocada no eixo traseiro de um caminhão-tanque carregado com 60 mil litros de querosene de aviação. O veículo estava estacionado próximo ao aeroporto e aguardava o momento de ser desabastecido.

Câmeras de segurança registraram o momento em que Wellington, acompanhado de Alan Diego dos Santos Rodrigues, se aproximou do caminhão. Alan foi o responsável por fixar o explosivo no veículo. O plano foi frustrado quando o motorista percebeu o artefato e acionou a polícia antes que ele pudesse ser detonado.

Condenação e investigação

Além de Wellington, outras pessoas foram condenadas pelo crime, incluindo George Washington de Oliveira Sousa, que transportou armas e dinamites de sua cidade natal, no Pará, até Brasília, em novembro de 2022. Segundo o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), o objetivo do grupo era criar comoção social suficiente para justificar uma intervenção militar e a decretação de Estado de Sítio.

Trajetória de Wellington Macedo

Natural de Sobral, no interior do Ceará, Wellington foi assessor da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente entre fevereiro e outubro de 2019. Ele ganhou notoriedade por sua presença nas redes sociais, onde promovia discursos antidemocráticos. Em 2021, teve a prisão decretada por Alexandre de Moraes, ministro do STF, após incentivar atos de ruptura institucional durante o feriado de 7 de setembro.

Mesmo sob prisão domiciliar e monitorado por tornozeleira eletrônica, Wellington frequentava acampamentos bolsonaristas e continuava envolvido em ações que desafiavam as instituições democráticas. No dia da tentativa de explosão, ele já era considerado foragido da Operação Nero, que investigava a tentativa de invasão ao edifício-sede da Polícia Federal.

Declarações polêmicas e discurso de vítima

Após ser alvo de buscas em dezembro de 2022, Wellington publicou um vídeo em que se declarava “vítima” de perseguição política liderada pelo ministro Alexandre de Moraes. Ele afirmou que “patriotas estão sendo caçados” e acusou o STF de atuar como “milícia”. No mesmo vídeo, o blogueiro pediu ajuda financeira, divulgando um PIX para arrecadação.

Repercussão e contexto político

O caso de Wellington Macedo é um dos exemplos mais emblemáticos de ações radicais promovidas por grupos que buscavam desestabilizar a ordem democrática no Brasil. A migração para o regime semiaberto reacende o debate sobre a aplicação de penas para crimes políticos e os limites da liberdade de expressão em contextos que envolvem ameaças à segurança pública.

*** Informações com ➡ Conteúdo G1

** Postagem: Virginia Aragão Soares

(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)

➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)