Da Redação do Aconteceu Ipu
O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou à Justiça Eleitoral a cassação do mandato do prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, conhecido como Braguinha (PSB), e de seu vice, Gardel Padeiro (PP). Ambos são acusados de envolvimento com integrantes da facção criminosa Comando Vermelho durante a campanha eleitoral de 2024. Além disso, o MPE requer a inelegibilidade dos dois por oito anos.
Acusações e envolvidos
Também figuram como acusados na denúncia uma candidata a vereadora e dois servidores da Prefeitura. A ação aponta supostas ameaças a adversários políticos, proibição de eventos de campanha e envio de um carro ao Rio de Janeiro para entrega a membros do Comando Vermelho.
Interferência da facção criminosa
De acordo com o MPE, os primeiros relatos de interferência do Comando Vermelho surgiram em agosto de 2024. Muros foram pichados com mensagens contra o então candidato Tomás Figueiredo, como “Fora Tomás” e “Quem apoiar o Tomás vai entrar na bala”. Eleitores de Figueiredo também relataram ameaças por mensagens e ligações.
Em setembro, um servidor do cartório eleitoral recebeu uma ligação de um suposto integrante do Comando Vermelho, ameaçando atacar a unidade e matar os funcionários caso decisões contrárias aos interesses da facção não fossem revogadas.
Atuação da Polícia Federal
A Polícia Federal identificou Daniel Claudino de Sousa, conhecido como “DA30”, como responsável por coações eleitorais em Santa Quitéria e crimes em municípios vizinhos. Ele teria sido enviado à região a mando de lideranças da facção para interferir nas eleições.
Negociações e suposto envolvimento de Braguinha
Dados coletados em dispositivos eletrônicos de Daniel Claudino implicaram o prefeito Braguinha. Em mensagens de WhatsApp, integrantes da facção discutiam apoio a Braguinha e à candidata a vereadora Kylvia Lima. Há indícios de que dois servidores da Prefeitura viajaram ao Rio de Janeiro para entregar um veículo ao líder regional do Comando Vermelho, conhecido como “Doze”.
Ambos os servidores, Francisco Edineudo de Lima Ferreira e Francisco Leandro Farias de Mesquita, foram exonerados de seus cargos na Prefeitura após a revelação das denúncias.
Posicionamento do prefeito Braguinha
Por meio de nota, Braguinha negou qualquer envolvimento com o caso e afirmou que não teve conhecimento ou autorizou a viagem ao Rio de Janeiro. Ele reforçou que sua reeleição foi legítima e democrática, com ampla participação popular.
O prefeito declarou ainda que está à disposição para colaborar com as investigações e garantir o esclarecimento dos fatos.
Nota Oficial
(..) “Em resposta à recente matéria jornalística veiculada nesse periódico referente a ação promovida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que pede a cassação do prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, e de seu vice, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro, esclarece-se o seguinte.
José Braga Barrozo e Francisco Gardel, não pactuam com o crime organizado e repelem assim, qualquer tentativa de envolvê-los com as facções criminosas, que infelizmente, atuam em todo território nacional,
O prefeito José Braga Barrozo, não teve ciência, benefício e muito menos, prestou anuência a qualquer tipo de envolvimento de servidores públicos com membros de facção natural de Santa Quitéria, não autorizando a viagem mencionada na matéria que supostamente envolveria servidores.
Tão logo tomou conhecimento dos fatos, a partir da ação do MPE, o prefeito exonerou os servidores Francisco Leandro Farias de Mesquita e Francisco Edineudo de Lima Ferreira, conforme publicado no Diário Oficial do município 0850 de 20/12/2024.
É importante ressaltar que desde a eleição de 2020, tais acusações são requentadas por adversários políticos sem que haja qualquer prova que as corrobore. Assim, considera a ação eleitoral precipitada, na medida em que se baseia em conjecturas e presunções pessoais despiciendas de suporte probatório.
O prefeito José Braga Barrozo e o Vice-prefeito Francisco Gardel, mantém-se à disposição para colaborar com as investigações e confia na Justiça e na rápida resolução dos fatos, com a comprovação de improcedência.
A recondução do prefeito reeleito ao cargo se deu por meio do voto popular, em um processo democrático – inclusive com a intensa presença das forças de segurança – em disputa com dois outros concorrentes e o resultado refletiu a vontade da maioria dos cidadãos de Santa Quitéria.
Atenciosamente, e utilizando-se do seu direito a esclarecimentos.
José Braga Barrozo e Francisco Gardel Mesquita Ribeiro(Prefeito e vice-prefeito eleitos de Santa Quitéria)”.
VEJA TAMBÉM:
JORNAL O POVO: ** ➡ Santa Quitéria: MPE pede cassação de prefeito reeleito acusado de envolvimento com facção
JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE: ** ➡ MP pede cassação de prefeito de Santa Quitéria por suposto envolvimento com Comando Vermelho
G1 CEARÁ ** ➡ Ministério Público pede cassação de prefeito e vice de Santa Quitéria por suposto envolvimento com facção criminosa
TAGS:
#MPE #SantaQuitéria #Política #CassaçãoDeMandato #ComandoVermelho
VEJA TAMBÉM:
JORNAL O POVO: ** ➡ Santa Quitéria: MPE pede cassação de prefeito reeleito acusado de envolvimento com facção
JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE: ** ➡ MP pede cassação de prefeito de Santa Quitéria por suposto envolvimento com Comando Vermelho
G1 CEARÁ ** ➡ Ministério Público pede cassação de prefeito e vice de Santa Quitéria por suposto envolvimento com facção criminosa
*** Informações com ➡ Conteúdo MPCEARÁ – DIÁRIO DO NORDESTE –Luana Barros
** Postagem: Virginia Aragão Soares
(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)
➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂