Flávio Dino libera parcialmente pagamento de emendas parlamentares bloqueadas

POLÍTICA
Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: (88) 9,9965-4115. Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet

Da Redação do Aconteceu Ipu

Decisão permite movimentação de recursos até janeiro de 2025

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, autorizou neste domingo (29/12) a liberação parcial de emendas parlamentares bloqueadas por suspeitas de irregularidades e falta de transparência. Dino determinou que, até o dia 10 de janeiro de 2025, os recursos já depositados nos Fundos de Saúde poderão ser movimentados, mesmo que as contas específicas para cada emenda ainda não tenham sido criadas.

Essa exigência faz parte de um acordo firmado entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em agosto deste ano. O ministro também liberou o empenho de emendas impositivas destinadas à saúde até terça-feira (31) e a execução das emendas de comissão empenhadas antes do bloqueio de R$ 4,2 bilhões, realizado no dia 23 de dezembro.

Críticas ao processo e à Câmara dos Deputados

Em sua decisão, Dino destacou que, embora o Legislativo tenha o direito de alocar parte do orçamento público, isso deve ser feito respeitando as normas legais e os princípios de transparência.

“A transparência é um dever em relação aos reais donos do dinheiro público destinado pelas emendas parlamentares. E é algo que fortalece a política como instância fundamental para a sociedade”, afirmou o ministro. Ele acrescentou que práticas orçamentárias inadequadas favorecem a antipolítica e comprometem a confiança da sociedade nas instituições.

Dino também criticou as explicações apresentadas pela Câmara dos Deputados após o bloqueio das emendas. Segundo ele, as respostas apresentaram inconsistências e não esclareceram o rito de aprovação das emendas de comissão.

“Ao examinar as petições apresentadas pela Câmara no dia 27 de dezembro, verifico o ápice de uma balbúrdia quanto ao processo orçamentário — certamente inédita. As citadas petições contêm incoerências internas, contradições com outras peças constantes dos autos e — o mais grave — confronto com a ordem jurídica pátria”, apontou o ministro.

Regras de transparência sob questionamento

O bloqueio inicial de R$ 4,2 bilhões foi motivado por suspeitas de que as emendas parlamentares estavam sendo usadas sem o devido respeito às regras de transparência, conforme estabelece o acordo entre os três poderes.

A Câmara dos Deputados negou repetidamente ter descumprido tais regras, mas não conseguiu apresentar o detalhamento solicitado pelo STF. O caso trouxe à tona questionamentos sobre a fiscalização e o uso de recursos públicos por meio de emendas.

Cenário futuro

A decisão de Dino representa uma solução temporária para a situação, mas o ministro reforçou a necessidade de ajustes no processo orçamentário. O caso continuará sob análise, e o cumprimento das regras de transparência será fundamental para evitar novos bloqueios e garantir a correta destinação dos recursos públicos.

*** Informações com ➡ Conteúdo Correio Braziliesze

** Postagem: Virginia Aragão Soares

(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)

➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)