Da Redação do Aconteceu Ipu
O deputado federal cearense Antônio Luiz Rodrigues Mano Júnior, conhecido como Júnior Mano, está sendo investigado pela Polícia Federal por suspeitas de extorsão e corrupção passiva. O caso foi encaminhado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Ceará à Procuradoria-Geral da República, com base em materiais obtidos em um processo judicial no Tribunal do Júri do Ceará.
Em setembro de 2024, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a abertura de um inquérito policial, delegando à Polícia Federal a realização de diligências, análise de mídias e oitivas das partes envolvidas no prazo de 90 dias.
A assessoria de comunicação de Júnior Mano afirmou em nota ao “Diário do Nordeste – Click Aqui” que o inquérito estadual já foi concluído sem apontar indícios contra o deputado. Quanto à investigação federal, a assessoria disse que se trata de procedimento relacionado às emendas parlamentares e que o caso tramita sob segredo de justiça.
Envolvimento em Suposto Esquema de Extorsão
O caso envolve uma série de denúncias que culminaram na morte do advogado Francisco Di Angelis Duarte de Moraes, em maio de 2023. Segundo o Ministério Público do Ceará (MPCE), o advogado foi assassinado por ordem de Ernesto Wladimir de Oliveira Barroso, após um desentendimento relacionado a valores milionários exigidos para retirada de notícias desfavoráveis de um site.
De acordo com as investigações, o empresário Lúcio José de Menezes teria intermediado o esquema de extorsão, enquanto Ernesto Wladimir contratou dois ex-policiais militares para executar o homicídio do advogado.
Detalhes do Crime
As investigações revelaram que o advogado Francisco Di Angelis foi monitorado antes de sua morte, com o uso de rastreadores em seu veículo. No dia do crime, ele foi alvejado a tiros no bairro Parquelândia, em Fortaleza.
O MPCE afirma que o crime foi motivado por vingança, já que a vítima teria exigido R$ 800 mil como parte de um esquema de extorsão. Para o órgão acusatório, o homicídio foi uma forma de “justiçamento” por parte do acusado Ernesto Wladimir.
Contexto Político
Júnior Mano, à época dos fatos, era filiado ao Partido Liberal (PL), do qual foi expulso em outubro de 2024. Atualmente, ele é membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB). A investigação contra o parlamentar também levantou questões sobre o uso de emendas parlamentares.
Nota Final
As investigações continuam em andamento e novos desdobramentos podem surgir à medida que as diligências da Polícia Federal forem realizadas.
Tags:
#JúniorMano #Ceará #Investigação #PolíciaFederal #Corrupção #Extorsão #Política
*** Informações com ➡ Conteúdo Diário do Nordeste
** Postagem: Virginia Aragão Soares
(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)
➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂