Da Redação do Aconteceu Ipu
Francisca Maria da Silva, de 32 anos, não resistiu e faleceu nesta terça-feira (7)
Francisca Maria da Silva, de 32 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (7) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, no litoral do Piauí. Ela é a quarta vítima fatal de uma tragédia que atingiu sua família após consumirem arroz envenenado no dia 1º de janeiro. O envenenamento, causado pela substância tóxica terbufós, está sendo investigado pela Polícia Civil como homicídio.
Vítimas e sobreviventes
Ao todo, nove pessoas da mesma família consumiram o alimento, sendo que quatro faleceram:
- Francisca Maria da Silva (32 anos), mãe de cinco filhos.
- Igno Davi da Silva (1 ano e 8 meses), filho de Francisca.
- Lauane da Silva (3 anos), filha de Francisca.
- Manoel Leandro da Silva (18 anos), irmão de Francisca.
Uma criança de quatro anos, também filha de Francisca, segue internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). As outras quatro pessoas, incluindo um homem de 53 anos e um menino de 11, receberam alta hospitalar.
Histórico de tragédias na família
Francisca Maria já havia perdido dois filhos, em agosto de 2024, vítimas de envenenamento com cajus contaminados com a mesma substância tóxica. Na ocasião, uma vizinha foi presa e denunciada por duplo homicídio qualificado.
Investigação policial: veneno no baião de dois
De acordo com laudos do Instituto de Medicina Legal (IML), a substância tóxica foi encontrada em grande quantidade no baião de dois (arroz com feijão) preparado pela família na noite de Réveillon. O veneno estava visível em grânulos no arroz.
“No dia 31, a família consumiu o baião de dois, mas ninguém passou mal. Só após o almoço do dia 1º de janeiro começaram a sentir os efeitos do veneno”, explicou o delegado Abimael Silva, que conduz as investigações.
VEJA TAMBÉM :arrow: Tragédia no Piauí: Família é envenenada após consumo de alimentos doados; duas pessoas morreram
A substância identificada, terbufós, é um inseticida que ataca o sistema nervoso central, provocando crises convulsivas, falta de ar, cólicas e, eventualmente, a morte.
Dinâmica do envenenamento
Na manhã do dia 1º de janeiro, um casal realizou uma doação de peixes à família. O peixe foi preparado para o almoço, juntamente com as sobras do baião de dois, e consumido por todos. Minutos após a refeição, as vítimas começaram a sentir os sintomas de envenenamento.
O casal que doou o peixe foi inicialmente considerado suspeito, mas a perícia descartou a presença de veneno no alimento, afastando qualquer envolvimento deles no crime.
Buscas por respostas
A principal linha de investigação aponta que o veneno foi colocado no arroz no dia 1º de janeiro, já que o alimento havia sido consumido sem problemas na noite anterior. A polícia investiga se alguém da família é responsável pelo crime ou se uma pessoa externa teve acesso à casa e contaminou o alimento.
Impacto e apelo por justiça
A tragédia que vitimou quatro membros de uma mesma família chocou a comunidade e levantou questionamentos sobre o uso de substâncias tóxicas em crimes. O delegado Abimael Silva garantiu que a investigação seguirá até que os responsáveis sejam identificados e punidos.
Recomendações para evitar envenenamentos
- Evite consumir alimentos com alterações visíveis ou cheiro estranho.
- Mantenha alimentos em locais seguros e longe de acesso de terceiros.
- Em caso de sintomas como náusea, convulsões ou falta de ar após uma refeição, procure atendimento médico imediatamente.
*** Informações com ➡ Conteúdo G1
** Postagem: Virginia Aragão Soares
(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)
➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂