Ceará em alerta: Circulação de febre oropouche continua no CE e no Brasil e preocupa órgãos de saúde

NOTÍCIAS DO CEARÁ
Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: (88) 9,9965-4115. Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet

Da Redação do Aconteceu Ipu

Com a chegada de um novo ano, as autoridades de saúde do Ceará voltam suas atenções para as doenças sazonais típicas do período chuvoso, como a dengue. Porém, em 2025, uma nova preocupação ganha destaque: a febre oropouche, uma arbovirose que tem apresentado disseminação crescente no Brasil e exige vigilância redobrada no Estado.

Casos de Febre Oropouche no Ceará: Uma Nova Ameaça

O primeiro caso da febre oropouche no Ceará foi confirmado em junho de 2024, e até dezembro, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) registrou 254 infecções e um óbito fetal, concentrados na região do Maciço de Baturité. Para este ano, o monitoramento será ampliado para outras regiões serranas, como Cariri, Ibiapaba e Meruoca, devido às semelhanças ambientais favoráveis à proliferação do mosquito maruim, transmissor do vírus.

No Brasil, o cenário é igualmente preocupante. Em 2024, o país contabilizou 11.695 casos, com destaque para estados como o Espírito Santo. O crescimento constante levou o Ministério da Saúde a emitir uma nota técnica alertando sobre a necessidade de vigilância ativa.

Impactos e Grupos de Risco

Embora não esteja em surto no momento, a febre oropouche apresenta transmissão residual em populações suscetíveis, o que reforça a necessidade de vigilância contínua. O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto, destacou que a doença pode trazer complicações, especialmente para gestantes, como evidenciado pelo óbito fetal ocorrido no Ceará.

Além disso, a febre oropouche também tem sido associada a complicações neurológicas em casos graves, o que amplia os desafios para o sistema de saúde, caso haja maior disseminação do vírus.

O Mosquito Maruim e os Fatores de Proliferação

O vetor do vírus oropouche, conhecido como mosquito maruim ou mosquito-pólvora, prolifera em áreas úmidas e com alta concentração de matéria orgânica, como:

  • Beiras de lagos e rios;
  • Acúmulo de folhas e raízes;
  • Poças d’água e sistemas de esgoto;
  • Túneis de drenagem e buracos em árvores.

No Maciço de Baturité, onde os casos foram registrados, a proximidade de plantações de banana e chuchu contribuiu para a alta densidade do mosquito. A possibilidade de transmissão por outros vetores, como o culex (muriçoca), ainda está sendo estudada, mas os indícios são iniciais.

Dengue: Um Risco Controlado, Mas Ainda Presente

Enquanto a febre oropouche exige atenção especial, a dengue segue como a arbovirose mais comum no Ceará. Em 2025, as projeções indicam uma transmissão de moderada a baixa, devido à imunidade já adquirida pela população contra os sorotipos 1 e 2.

Por outro lado, a reintrodução do sorotipo 3 (denv 3) representa uma ameaça latente. Esse sorotipo, que não circula no Estado há mais de 15 anos, está em alta em outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, e pode encontrar uma população suscetível no Ceará.

Prevenção e Vigilância em 2025

Ações de vigilância epidemiológica e controle de vetores serão cruciais em 2025 para conter as arboviroses no Ceará. As autoridades de saúde destacam a importância de combater criadouros de mosquitos, monitorar regiões de risco e intensificar a proteção de grupos vulneráveis, como gestantes.

Com um cenário dinâmico e desafios em múltiplas frentes, o Estado reforça o compromisso com estratégias de saúde pública que possam minimizar os impactos dessas doenças na população

*** Informações com ➡ Conteúdo Diário do Nordeste

** Postagem: Virginia Aragão Soares

(Direto da Redação do Aconteceu Ipu)

➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique Aqui SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)