Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como “Léo Índio”, sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro, enfrenta acusações graves relacionadas à tentativa de golpe de Estado no Brasil entre o final de 2022 e o início de 2023. De acordo com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, Léo Índio participou da depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Ele é acusado de incitar atos golpistas e destruir patrimônio público utilizando substâncias inflamáveis, causando prejuízos significativos.
A denúncia apresentada pela PGR o imputa cinco crimes:
Associação criminosa armada;
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
Golpe de Estado;
Dano qualificado pela violência e ameaça;
Deterioração de patrimônio tombado.
Negativa de envolvimento direto
Em entrevista à revista Revista Oeste, Léo Índio admitiu ter estado presente na manifestação de 8 de janeiro, mas negou participação nos atos de vandalismo. Ele afirmou ter deixado o local assim que o caos se instalou. “Era apenas mais uma manifestação. Assim que começou aquele caos, retirei-me do local”, declarou.
Entretanto, a PGR sustenta que há provas suficientes contra ele, incluindo imagens em que Léo Índio aparece em áreas sensíveis do Palácio do Planalto durante os ataques.
Histórico controverso de Léo Índio
Sem formação superior, Léo Índio já atuou como assessor parlamentar em diferentes gabinetes, mas enfrentou denúncias de falta de produtividade. Ele também foi um dos articuladores do movimento bolsonarista de 7 de Setembro de 2021, que tinha como pauta a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Léo tentou se eleger deputado distrital em 2022 sob o nome de Léo Bolsonaro, mas obteve apenas 1.801 votos.
Próximos passos: Bolsonaro na mira da PGR
A denúncia contra Léo Índio representa um marco nas investigações sobre os atos golpistas e abre precedente para que outras figuras, incluindo Jair Bolsonaro, sejam formalmente acusadas. A expectativa é que a PGR apresente denúncia contra o ex-presidente até o final de janeiro ou início de fevereiro.
O desfecho das ações penais pode levar tanto Léo Índio quanto outros membros do círculo bolsonarista à prisão, simbolizando um ponto crucial no enfrentamento às tentativas de desestabilização democrática no país.
➡ Chegou em Ipu o consultório veterinário que realmente pensa no seu pet! Um lugar comprometido em proporcionar toda dedicação e cuidado que seu melhor amigo merece! ➡ Oferecemos atendimento 24 horas e em domicílio, produtos e medicamentos veterinários. Estamos localizados na rua Coronel Pedro Aragão, 1366, Centro, Ipu, Ceará. Nosso telefone para contato: ➡ (88) 99965-4115 Acompanhe nossas novidades, nos seguindo em nosso Instagram @dra.kamilasoaresvet.
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp. Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp:Tim (88) 9.9688-9008.ATENÇÃO:
➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui ➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Drone – Voando alto – Clique AquiSIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂
➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)