Entenda por que cobras têm aparecido em banheiros de shoppings em Fortaleza

NOTÍCIAS DO CEARÁ

Em menos de um mês, dois casos de aparecimento de cobras em banheiros de shoppings foram registrados em Fortaleza e na Região Metropolitana. A aparição de serpentes em áreas urbanas é relativamente comum, mas segundo os especialistas, alguns fatores como umidade, lugares sem iluminação e busca por restos de comida são responsáveis por atrair estes animais para ambientes domésticos, como banheiros e garagens, conforme o pesquisador Bruno Pessoa, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

“Esses animais adoram lugares frios, úmidos e escuros e é por isso que os canos de banheiro podem ser muito agradáveis para elas, como outros lugares, a exemplo de oficinas, garagens, dentro de veículos e não necessariamente banheiros. Contudo, em primeiro lugar, o que as levam até estes locais é o esgoto com restos de comida dos quais elas podem se alimentar. Quando terminarem de comer no esgoto, eles procurarão uma saída, e os canos são o caminho mais fácil e rápido”, explicou o pesquisador.

Tráfico de serpentes
Para o biólogo e pesquisador Bruno Guilhon, associado ao Núcleo Regional de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o surgimento de serpentes em lugares como banheiro de shoppings, por exemplo, pode estar ligado ao tráfico de animais, sem, contudo, deixar de apontar os fatores naturais, como umidade e calor.
“Em se tratando desses dois casos, dentro de banheiros de shoppings, há a possibilidade que sejam casos de animais oriundos de tráfico ou posse ilegal. As pessoas que estariam com esses animais podem ter entrado nas cabines, onde é reservado, e abandonado os animais para não serem identificados posteriormente”, comentou.
Segundo Guilhon, apesar de Fortaleza ter perdido mais de 90% da sua cobertura vegetal nativa, ainda há áreas verdes remanescentes e que abrigam uma diversidade de espécies de animais, inclusive serpentes.
“As serpentes mais comuns que podemos encontrar na cidade de Fortaleza são a jiboia (Boa constrictor), Cobra-verde (Philodryas olfersii), Cobra d’água (Erythtolamprus poecilogyrus) e falsa-coral (Oxyrhopus trigeminus)”, afirmou.

O que fazer em caso de picada de cobra
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o mais importante depois de uma picada de cobra é manter o membro que foi picado o mais parado possível, porque quanto mais se movimentar, mais o veneno poderá se espalhar pelo corpo e chegar em vários órgãos vitais. Isso se aplica também a qualquer atividade que possa acelerar o batimento cardíaco, já que o aumento da circulação do sangue também espalha o sangue.
Assim, o ideal é que a vítima não caminhe e seja transportada por maca até o hospital. Outra opção é ligar para a ajuda por meio de um atendimento pré-hospitalar, através do número 193.
Até o hospital ou até a chegada da ajuda, o que se deve fazer para melhorar as chances de salvamento são:
➡ Lavar o local com água e sabão, para limpar a ferida e impedir a entrada de mais veneno ou micro-organismos;
 ➡ Manter o paciente deitado e o mais calmo possível, porque agitado o sangue se espalha rápido e o veneno também;
 ➡ Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele;
 ➡ Procurar o serviço médico o mais breve possível. Somente médicos podem prescrever um medicamento a uma vítima de qualquer acidente.
Dois casos em um mês

Nesta quarta-feira (4), um filhote de jiboia de cerca de 50 centímetros foi resgatado do banheiro de um shopping no Bairro Jóquei Clube, em Fortaleza. A serpente foi encontrada por um cliente em um dos boxes do banheiro masculino.
O North Shopping Jóquei informou que tomou conhecimento sobre a cobra encontrada na tarde desta quarta-feira. Segundo o estabelecimento, a equipe de conservação do shopping imediatamente contatou o Corpo de Bombeiros, que rapidamente fez a remoção do animal, levando-o para o habitat natural.
Já no início de abril, uma cobra jiboia foi flagrada em uma cabine do banheiro masculino de um shopping em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O animal foi flagrado por frequentadores do local, que gravaram um vídeo mostrando a cobra em um dos aparelhos sanitários.
O North Shopping Maracanaú informou que tomou conhecimento sobre o caso, e que a equipe de conservação do shopping imediatamente contatou o Corpo de Bombeiros, que fez a remoção do animal, levando para o habitat natural.
*** Informações com ➡ G1 Ceará

Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso.

Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.

Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda – WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.

ATENÇÃO:

** SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
** CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)