Em live na tarde desta quinta (04) com Lula, Janones confirma retirada de candidatura à Presidência. Assista

POLÍTICA

Em uma live no Facebook, o deputado federal André Janones (Avante-MG) oficializou hoje (04/08/2022) que saiu da disputa à Presidência da República para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os dois apareceram juntos na transmissão, após uma reunião na nova sede da campanha petista, em Higienópolis, área nobre de São Paulo. O encontro, na verdade, funcionou como uma formalização de conversas que vinham ocorrendo há alguns dias. Ambos trocaram afagos nas redes sociais e o deputado já tinha repassado propostas a serem incorporadas ao programa lulista.

Junto a Lula e Janones, participaram da reunião o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa do petista; a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR); e o senador Jacques Wagner (PT-BA), um dos coordenadores da campanha do ex-presidente.

Janones tinha 1% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada. Antes, porém, chegou a empatar com nomes conhecidos como os ex-pré-candidatos João Doria (PSDB) e Sergio Moro (União Brasil).

Apoio anunciado

Filiado ao PT entre 2003 e 2012, Janones começou a flertar com Lula na semana passada, com elogios públicos nas redes sociais. O ex-presidente respondeu e as equipes se aproximaram.

Publicamente, os dois não deram detalhes do que negociam, mas uma das expectativas da campanha petista é que, além de migração de votos, Lula absorva a expertise do meio digital —Janones tem grande engajamento nas redes sociais, área que tem recebido atenção da equipe do ex-presidente.

Janones ganhou destaque nacional ao apoiar a greve dos caminhoneiros em 2018, durante o governo Michel Temer (MDB), com lives no Facebook. Tornou-se o terceiro deputado federal mais bem votado de Minas, sendo eleito com mais de 178 mil votos.

Hoje, Janones continua conhecido como um fenômeno das redes. Só no Facebook são 8 milhões de seguidores, atrás apenas do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 14 milhões, e com recordes de audiência em transmissões ao vivo.

Ao UOL News, Janones disse, na última segunda (1º), que iria apresentar “cinco ou seis” propostas ao petista. Entre elas, a inclusão de novos beneficiários no programa Auxílio Emergencial, a manutenção do valor mensal de R$ 600 e mais investimentos e políticas públicas para saúde mental.

O deputado afirmou que tem sugestões nas áreas econômica e social. Esta seria sua primeira disputa presidencial. Antes de concorrer ao Parlamento, só havia se candidato para prefeito da cidade natal, Ituiutaba (MG), em 2016. Acabou em segundo lugar.

Menos é mais

Para além das redes, a campanha de Lula tem tentado reduzir o número de candidatos na disputa eleitoral, com o objetivo de ganhar no primeiro turno.

A lógica é simples: quanto mais candidatos desistirem, maior a possibilidade de puxar votos —se eles se engajarem na campanha. Para vencer, Lula precisa ter um voto a mais que a soma dos demais concorrentes.

“Se mantiver a candidatura ou decidir apoiar Lula, vou entrar de cabeça na campanha. Para mim não tem meio-termo, principalmente no momento que vivemos hoje com a democracia em risco”, adiantou Janones, em entrevista ao UOL News.

Com a adesão do Avante, a aliança em torno de Lula sobe para oito partidos: PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, Rede e Solidariedade.

O Pros chegou a anunciar apoio à chapa do petista, mas enfrenta uma briga interna —que chegou à Justiça.


*** Informações com ➡ UOL
Olá visitantes e seguidores do nosso site Portal de Notícias Aconteceu Ipu estamos com uma nova plataforma de notícias aberto para sua propaganda com diversos tamanhos de banner’s e preço que cabe no seu bolso. Faça sua propaganda em nosso site e tenha seu produto sendo visualizado diariamente por milhares de internautas que acompanham o nosso trabalho de divulgação, destacados em nossas notícias e nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e no WhatsApp.Ligue agora: Temos os melhores preços com toda a qualidade na divulgação da sua propaganda WhatsApp: Tim (88) 9.9688-9008.
ATENÇÃO:

➡ SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Notícias – Clique Aqui
➡ CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE – Entretenimento – Clique Aqui
SIGA o nosso novo contato no INSTAGRAM – Click Aqui 🙂

➡ Lembre-se: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho.” (Edson Queiroz)