O Vereador Antônio Glaidson Martins de Sousa (PSB) destacou mais uma importantíssima propositura; Indicação nº 14/2022 onde solicita do Prefeito Robério Rufino, emenda que “Assegurar atendimento odontológico, procedimentos cirúrgicos, aos pacientes com necessidades especiais no Hospital Municipal Dr. José Evangelista de Oliveira.
O documento foi devidamente registrado em ata e lido pela mesa diretora na ordem do dia na noite desta terça-feira, 27 de setembro de 2022, na augusta Casa Legislativa de Ipu.
Segundo a justificativa do vereador Glaidson: (..) “A saúde bucal é a assistência em saúde prioritária para as pessoas com necessidades especiais, seja em âmbito ambulatorial, domiciliar ou hospitalar. Como geralmente essas pessoas têm uma série de outras demandas ligadas à saúde, a exemplo de fisioterapia, fonoaudiologia e psicóloga, a odontologia acaba ficando em segundo plano, buscada apenas em necessidades específicas ou em situação de urgência”.
Ainda sobre o documento: (..) “Nesse contexto, alguns grupos de pacientes com necessidades especiais, seja visual, auditiva, motora ou mental/intelectual, podem ter maior suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças bucais, principalmente devido a ineficácia da higienização, por isso, apresentam até duas vezes mais chance de ter doenças bucais do que a população tradicional”.
O que diz a Lei: (..) “A legislação dos Direitos das Pessoas com Deficiência reafirma o direito de acesso à saúde e reitera que as pessoas com deficiência devem acesso a todos os bens e serviços da saúde, sem qualquer tipo de discriminação visando à sua inclusão social e cidadania. Portanto, é essencial ter um serviço a nível hospitalar resolutivo e de qualidade direcionada aos pacientes especiais, ofertando intervenções cirúrgicas ondontológicas que proporcionem, além de níveis elevados de saúde bucal, dignidade e melhor qualidade de vida”.